Prefeitura

Resultado da Pesquisa

 

Resultado com o termo: 2,

Total Encontrado: 2988

Rede municipal de ensino ainda tem vagas de 0 a 3 anos

10/11/2021


Governo Municipal assina contrato para retomada da revitalização da Mogiana

09/11/2021

Foto: Divulgação

 

Governo Municipal assina contrato para retomada da revitalização da Mogiana

 

Nesta terça-feira (9) o Governo Municipal, representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Rui Ramos, assinou contrato de prestação de serviços com a empresa Quatro Construções para reforma e revitalização da Praça da Mogiana, no bairro Boa Vista.

 

Participaram da assinatura, além do secretário municipal, a secretária adjunta, Cynthia Bessa de Souza, a diretora de Turismo, Feiras e Eventos, Maria Aparecida Basílio, a chefe do Departamento de Planejamento, Gestão, Projetos e Convênios, Maria Luisa Carvalho Dantas, o superintendente de Obras e Fiscalização da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, Marcelo Marcos de Castro Carvalho e os representantes da empresa, Marcela Palmério Toubes e José Toubes Neto.

 

“Quando assumimos o governo encontramos a primeira empreiteira num ritmo lento de obra, já caminhando próximo da paralisação. Ela declinou da vontade de terminar e rescindiu o contrato. Assim, fomos obrigados a fazer nova licitação, e hoje assinamos o contrato com a nova empresa. Fiz um apelo para concluir o quanto antes o serviço nesse ponto do turismo tão importante para Uberaba. Vamos entregar essa tão sonhada obra que é emenda parlamentar do...


Governo Municipal participa da inauguração da Casa de Semiliberdade de Uberaba

09/11/2021

Foto: Divulgação

 

Governo Municipal participa da inauguração da Casa de Semiliberdade de Uberaba

 

A secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, participou, nesta segunda-feira (8), da inauguração da Casa de Semiliberdade de Uberaba, representando a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.

 

O local tem 20 vagas e receberá jovens do sexo masculino autores de ato infracional. Em modelo de cogestão, a organização da sociedade civil Polo de Evolução de Medidas Socioeducativas (Pemse) é a responsável pela gestão da unidade, enquanto a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) supervisiona a execução da parceria.

 

Presente na cerimônia, o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública do Estado, Jeferson Botelho Pereira, destacou a responsabilidade compartilhada da família, comunidade, sociedade e Poder Público em assegurar, com absoluta prioridade, os direitos das crianças e adolescentes.

 

Segundo o Governo de Minas, a Casa de Semiliberdade de Uberaba receberá investimento, até novembro de 2022, de aproximadamente R$ 3.250.000. A princípio, serão 33 profissionais trabalhando na Casa, todos eles contratados pela entidade parceira. No local, o adolescente faz as refeições, dorme e participa de oficinas. O jovem tem permissão judicial para sair em ambiente externo como para ir à escola.

 


Educação reúne OSCs e prepara encontro com gestores da rede

09/11/2021


Desenvolvimento Econômico acompanha visita do cônsul italiano a Uberaba

08/11/2021

Foto: Divulgação

 

Desenvolvimento Econômico acompanha visita do cônsul italiano a Uberaba

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, representando o Governo Municipal, recepcionou no sábado (6) o cônsul-geral da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, que cumpriu agenda em Uberaba visitando pontos turísticos e conhecendo todo o potencial da cidade para novos investimentos. Estava acompanhado pelo representante da Associação Cultural Italiana do Triângulo Mineiro, Domenico Nicoletti.

 

A agenda começou na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), importante entidade para a pecuária mundial e Sítio Histórico e Cultural do Projeto Geopark Uberaba - Terra de Gigantes.

O cônsul italiano agradeceu a receptividade e disse estar aberto a possíveis parcerias e estreitar os laços entre os dois países. “Conhecer e saber que tantos italianos contribuíram com o desenvolvimento da pecuária em Uberaba é um orgulho enorme. Vamos ver se estreitamos os laços entre Uberaba e interlocutores na Itália”, afirmou Savarese.

 

Outro local visitado foi a Casa da Prece, ponto turístico conhecido mundialmente e que guarda as memórias de Chico Xavier. Eles foram recepcionados por Eurípides Higino, filho do médium.

 

Durante a visita, o secretário municipal entregou os mapas turísticos de Uberaba e Peirópolis, que mostram locais importantes da cidade. “Um ponto que o Governo Elisa tem trabalhado é em potencializar o turismo local. Uberaba tem muitas possibilidades de se desenvolver nesse quesito e vários estudos estão sendo realizados nesse aspecto. Apresentamos todo esse potencial turístico para o cônsul italiano para que...


Feti realiza campanha de arrecadação de livros literários

05/11/2021


Ações de combate Aedes aegypti resultam em queda no LIRAa

04/11/2021


Uberaba recebe kit de estruturação da Defesa Civil nesta quarta-feira (3)

03/11/2021

Foto: Divulgação

 

Uberaba recebe kit de estruturação da Defesa Civil nesta quarta-feira (3)

 

O Governo Municipal, representado pela chefe do Executivo, Elisa Araújo, recebeu nesta quarta-feira (3) o governador Romeu Zema, durante agenda em Uberaba. Em solenidade realizada na Praça Nossa Senhora da Abadia, Zema entregou kits da Defesa Civil para Uberaba e outros seis municípios da região. O governador também anunciou o repasse para construção do heliponto anexo ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

 

A prefeita Elisa Araújo agradeceu o apoio que o Governo do Estado tem disponibilizado ao mandato. “Esse kit, entregue à nossa Defesa Civil, que completou 32 anos em setembro, vai proporcionar uma melhor eficiência no trabalho, principalmente durante o período de chuvas”, enfatizou Elisa. O kit é composto por uma caminhonete 4×4, um notebook, cinco coletes reflexivos e uma trena digital. Além de Uberaba, foram contemplados os municípios de Água Comprida, Araxá, Campo Florido, Delta, Frutal e Santa Juliana, além de um kit para a Regional.

 

O governador Zema informou que são 497 kits em todo o Estado. “Esses kits vêm em momento oportuno, pelo período de chuva, já que serão utilizados para socorrer vítimas de enchentes, deslizamentos, lembrando que 80% deles serão destinados a cidades pequenas que não têm estrutura de Bombeiros. É algo que vai somar”, ressaltou.

 

Sobre o heliponto, a prefeita Elisa apontou a importância do mesmo para salvar vidas. “São R$ 8,5 milhões que vão servir para construir o prédio que abrigará o heliponto...


Governo Municipal esclarece dúvidas sobre pagamento do Auxílio Brasil

03/11/2021


Governo Municipal regulamenta horário especial para servidor com filho deficiente

03/11/2021


Superliga C: Funel apresenta equipe e novo uniforme

29/10/2021


Confira o que abre e o que fecha no próximo feriado

28/10/2021

Imagem: Ilustrativa

 

Confira o que abre e o que fecha no próximo feriado

 

Administrativo - As repartições públicas municipais, incluindo autarquias e fundações, estarão fechadas na segunda-feira (1º), ponto facultativo conforme Decreto nº 180/2021 (republicado por aperfeiçoamento no Porta-Voz de 29 de setembro), e no feriado, dia 2.

 

Turismo e lazer - Mata do Ipê funciona de terça-feira a domingo, das 7h às 16h, incluído finais de semana e feriados. Parque das Barrigudas é aberto ao público todos os dias da semana, das 8h às 18h. Já os Museus de Arte Decorativa (Mada) e Arte Sacra estão fechados para visitação, enquanto o Memorial Chico Xavier está fechado para reforma.

 

Educação - O administrativo das escolas municipais estará fechado nos dias 1º e 2, retomando o atendimento na quarta-feira, 3 de novembro.

 

Transporte coletivo - A Superintendência de Transporte Público informou que na segunda-feira (1º), a frota de ônibus circulará com a tabela de dias úteis. Já na terça (2), terá horário especial em virtude do Dia de Finados. Os horários poderão ser consultados no aplicativo BuSu e no site da Prefeitura de Uberaba.

 

Saúde. As Unidades de Pronto Atendimento (Upas) São Benedito e Mirante e o Serviço de Atendimento Móvel (Samu) funcionam 24 horas ininterruptamente.


Sagri informa funcionamento normal das feiras livres no Finados

28/10/2021


Rede municipal tem novo crescimento no número de alunos em sala de aula

28/10/2021


Rede municipal tem novo crescimento no número de alunos em sala de aula

27/10/2021


Projeto Circolando será levado aos Cemeis de Uberaba

21/10/2021


Presença dos alunos em sala de aula é crescente, identifica Semed

20/10/2021

Imagem: Ilustrativa

 

Presença dos alunos em sala de aula é crescente, identifica Semed

 

Com quatro fases já implantadas pela Secretaria de Educação (Semed), conforme plano de retomada das atividades pedagógicas presenciais, no modelo híbrido, índices apurados apontam para um crescimento no número de alunos em sala de aula.

 

Para se ter uma ideia do aumento na frequência, nos primeiros quinze dias após a volta às aulas na rede municipal de ensino, dia 4 de agosto, 22% dos alunos do Pré-II estavam em sala de aula. Considerando a semana de 4 a 8 de outubro, o índice saltou para 39,6%.

 

Tomando esse mesmo período por referência, a Secretaria apurou que 35% dos alunos do Pré-I estão frequentando as aulas presencialmente, enquanto as turmas do Maternal III registraram 32,8% de presença.

 

A participação presencial dos alunos do 1° ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também apresenta crescimento, conforme apurado pela Semed.

 

Entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, 19,06% dos alunos dessas turmas estavam em sala de aula. Já no período de 4 a 8 de outubro o índice saltou para 24,26%.

 

“Relatos dos gestores e também dos professores e coordenadores pedagógicos, além das equipes de assessores da Semed, já demonstravam esse crescimento, agora...


Elisa visita a Codiub e cria espaço para diálogo e construção de melhorias

15/10/2021


Orçamento de 2022 é protocolado na CMU com valor de R$ 1,656 bilhão

15/10/2021


Defesa Civil emite alerta de possibilidade de tempestade severa nesta sexta à noite

15/10/2021


Governo Municipal apresenta fluxos de atendimento à criança e ao adolescente vítimas de violência

14/10/2021


Sesurb concluirá terraplenagem na BR-050 até a próxima semana

09/10/2021


Governo Municipal participa da 20ª Semana dos Dinossauros com apresentação de fóssil e escultura de Megaraptor

05/10/2021


Refis Uberaba 2021 começa nesta sexta

30/09/2021

Imagem: Ilustrativa

 

Refis Uberaba 2021 começa nesta sexta

 

O Programa de Recuperação Fiscal (Refis) 2021 do Governo Municipal de Uberaba terá início nesta sexta-feira, 1º de outubro. A Lei de número 13.482/2021 foi aprovada no dia 8 de setembro e publicada no Diário Oficial do Município – Porta-Voz do dia 15 de setembro, com vigência pelo prazo de 90 (noventa) dias, podendo ser prorrogada.

 

O Refis Uberaba-2021 será diferente, possibilitando ao contribuinte a adesão on-line, pela plataforma digital no site da Prefeitura Municipal de Uberaba-MG. Para aqueles que necessitarem de atendimento presencial, é possível fazer o agendamento pela Central do Contribuinte nos telefones da Secretaria de Fazenda (34) 3318-0603, (34) 3318-0297 e Procuradoria-Geral (34) 3318-0832, das 9h às 17h. Também será possível agendar o atendimento pelo e-mail refis@uberaba.mg.gov.br.

 

Outra novidade que beneficiará o contribuinte é a inclusão de contratos de parcelamentos feitos nos anos anteriores e no ano corrente, até 31/08/2021. E ainda, a possibilidade de parcelar os honorários advocatícios arbitrados nas execuções fiscais.

 

Através do Refis 2021, os contribuintes terão redução de multas e juros de todos os débitos vencidos com o Município até 31/08/2021, de natureza tributária ou não, com exceção de débitos de Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITBI), de multas de trânsito e das multas em virtude do enfrentamento da pandemia de Covid-19.


Governo Municipal apresenta relatório de investimentos em Saúde ao Legislativo

30/09/2021

Imagem: Ilustrativa

 

Governo Municipal apresenta relatório de investimentos em Saúde ao Legislativo

 

O Município de Uberaba investiu R$ 62,5 milhões na Assistência de Média a Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, no quadrimestre compreendido entre maio e agosto, o que corresponde a 50,95% de todo o investimento em saúde no período (R$ 122,7 milhões).

 

É o que aponta o Relatório Quadrimestral dos investimentos da Secretaria de Saúde de Uberaba, apresentado em audiência pública virtual ao Legislativo Municipal, nesta quarta-feira (29). A média e alta complexidade incluem tratamentos como cirurgias e tratamentos clínicos especializados. Nesse campo, estão também investimentos no Hospital Regional.

 

O relatório apresentou o detalhamento da vacinação no Município. A cidade realizou 32.350 imunizações em maio, 47.884 em junho, 86.345 vacinas aplicadas em julho (mês que mais vacinou) e outras 72.996 no mês de agosto.

 

Os números mostram que o total de pacientes com Covid regulados vem caindo de forma acentuada. Em maio, foram 390, passando para 239 em junho, 139 em julho e 112, em agosto. Já os pacientes regulados na UTI com Covid, o número passou de 69 em maio, para 39 em junho, 26 em julho e 13 em agosto.

 

A taxa de ocupação de leitos Covid também caiu, sendo que em maio as ocupações de UTIs chegaram a 90%, número que em agosto baixou para 52%. 


Ceasa de Uberaba vai dispor de Ponto de Apoio da PM

30/09/2021


Audiência pública sobre orçamento para 2022 segue até sexta

29/09/2021


Audiência pública discute orçamento para 2022 a partir desta terça

27/09/2021

Imagem: Ilustrativa

 

Audiência pública discute orçamento para 2022 a partir desta terça

 

O Governo Municipal promove, a partir desta terça-feira (28), audiência pública para discutir o orçamento para 2022. A audiência segue até sexta-feira (1º). Os encontros serão às 19h, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, na Rua São Benedito, 290, São Benedito. O evento é aberto à comunidade.

 

O cidadão terá a oportunidade de indicar ações que devem ser priorizadas pelo Governo Municipal. As contribuições auxiliarão o Poder Executivo na elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2022, que será enviado à Câmara de Uberaba. A LOA estima a receita e fixa a despesa do Município para o próximo exercício, neste caso, de 2022.

 

Conforme explicou o assessor-geral de Orçamento e Controle, Jorge Cardoso de Macedo, será discutido um tema por sessão. Nesta terça, a matéria será "Cuidar das pessoas", o que envolve as áreas de Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Cultura, Desenvolvimento Social e Segurança.

 

"Esse é um importante momento da democracia participativa. Nosso objetivo é conhecer as demandas da sociedade de forma direta para poder priorizá-las na aplicação dos recursos. Afinal, nada mais justo do que a própria comunidade decidir como seu dinheiro será usado", enfatizou Macedo.

 

Os próximos assuntos serão: (2) Crescer com qualidade de vida (Planejamento Urbano, Infraestrutura e Obras, Trânsito e Mobilidade, Meio Ambiente e Saneamento), no dia 29; (3) Desenvolver com inclusão social, integração e desenvolvimento regional (Agronegócio e Desenvolvimento...


Elisa abre plantação de mudas de videiras de primeira vinícola da Região

25/09/2021

Foto: Divulgação

 

Elisa abre plantação de mudas de videiras de primeira vinícola da Região

 

A prefeita Elisa Araújo, acompanhada dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Rui Ramos, e do Agronegócio, José Geraldo Celani, estiveram presentes, nesta sexta-feira (24), em evento que marcou o início da plantação de mudas de videira da primeira vinícola instalada em Uberaba, a Arpuro. Mais de 2,5 hectares dos tipos Syrah, Marsanne e Sauvignon Blanc serão plantados com previsão de colheita em 2023.

 

A expectativa é de que cerca de 40 empregos fixos sejam gerados. Segundo Rui Ramos, isso abre um novo horizonte para a região que tem tradição na pecuária, na agricultura, cana de açúcar e soja. “É uma nova cultura. Essa diversificação é muito boa para o equilíbrio da economia da cidade e de toda a região. Uberaba só tem a ganhar”, disse durante o evento.

 

O empresário e um dos sócios da vinícola, Valério Marega Júnior, destacou que o clima da região foi fundamental para a implantação do negócio. “Sempre soubemos que aqui é muito frio à noite e quente durante o dia. Confinado, por conta da pandemia, começamos a investigar o clima e o que podia ser feito com esse tipo de microclima. Após análises prévias da viabilidade do cultivo implantamos o projeto”, explicou.

 

De acordo com Marega, a previsão é de que, ainda este ano, seja criado o Instituto Arpuro. A entidade vai ser voltada para a capacitação de mão de obra local  na...


Lavouras de trigo em Uberaba cresceram quase 40%

23/09/2021

Foto: Arquivo PMU

 

Lavouras de trigo em Uberaba cresceram quase 40%

 

A área plantada de trigo em Uberaba, safra 2021, cresceu quase 40% em relação ao ano anterior, totalizando 5.998 hectares de lavouras. Apesar disto, segundo o pesquisador da Embrapa Trigo, Vanoli Fronza, três geadas registradas no Município afetaram o rendimento dos grãos em regiões pontuais.

 

Os números são do Conselho Gestor de Safra, que inclui Emater, Embrapa e Secretaria Municipal do Agronegócio, dentre outras instituições. No fechamento, em meados deste mês, o Conselho apurou o plantio de 5.998 hectares de trigo no município de Uberaba. Do total, 4.850 hectares foram de trigo sequeiro e 1.148 hectares em cultura irrigada.

 

Numa comparação com o ano passado, quando foram plantados 4.300 hectares de trigo no Município, o número atual representa um aumento de 39,5% na área cultivada. São 1.698 hectares a mais, agora em 2021. Área que, segundo Fronza, poderia ser ainda maior se não fosse a falta de chuvas.

 

Ele ressaltou que a última chuva aconteceu em 19 de março, sendo que muitos produtores deixam para plantar o trigo no finalzinho do referido mês e começo de abril. “Como não vieram mais chuvas, eles optaram por outras culturas mais resistentes ao tempo seco, como o sorgo”, enfatizou...



1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83   84   85   86   87   88   89   90   91   92   93   94   95   96   97   98   99   100  

Página: 1 de 100

Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub