WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

20/10/2021 - Presença dos alunos em sala de aula é crescente, identifica Semed

Com quatro fases já implantadas pela Secretaria de Educação (Semed), conforme plano de retomada das atividades pedagógicas presenciais, no modelo híbrido, índices apurados apontam para um crescimento no número de alunos em sala de aula.

 

Para se ter uma ideia do aumento na frequência, nos primeiros quinze dias após a volta às aulas na rede municipal de ensino, dia 4 de agosto, 22% dos alunos do Pré-II estavam em sala de aula. Considerando a semana de 4 a 8 de outubro, o índice saltou para 39,6%.

 

Tomando esse mesmo período por referência, a Secretaria apurou que 35% dos alunos do Pré-I estão frequentando as aulas presencialmente, enquanto as turmas do Maternal III registraram 32,8% de presença.

 

A participação presencial dos alunos do 1° ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também apresenta crescimento, conforme apurado pela Semed.

 

Entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, 19,06% dos alunos dessas turmas estavam em sala de aula. Já no período de 4 a 8 de outubro o índice saltou para 24,26%.

 

“Relatos dos gestores e também dos professores e coordenadores pedagógicos, além das equipes de assessores da Semed, já demonstravam esse crescimento, agora traduzido em números. Isso mostra para nós que os pais estão cada dia mais confiantes que as escolas e Cemeis da rede municipal de ensino oferecem, além do ensino de qualidade, a segurança necessária no combate ao coronavírus”, destacou a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon.

 

A retomada das atividades pedagógicas presenciais na rede municipal de ensino, no modelo híbrido, teve início dia 4 de agosto com a volta às aulas dos alunos do Pré-II, 5º ano e EJA, correspondente à primeira fase. No dia 16, a Semed implantou a segunda etapa do plano, contemplando os alunos do 1° ao 4° ano.

 

A terceira fase da volta às aulas ocorreu no dia 1° de setembro envolvendo as turmas do 6º ao 9º ano e do Pré-I, enquanto a quarta fase vigora desde o dia 1º de outubro. Desde então, estão de volta às unidades de ensino os alunos de 3 anos, do Maternal III.

 

Esta fase trouxe outras mudanças. Alunos das turmas de Pré-I e Pré-II e do maternal III, matriculados nos Cemeis e escolas de Educação Infantil, passaram a ter meio período de aulas diárias presenciais, das 7h às 11h25 (matutino) e das 13h às 17h25 (vespertino). Alunos incluídos nesta nova fase e que estão em casa têm aulas remotas simultâneas às presenciais.

 

Por enquanto a rede não irá oferecer ensino integral assim como ainda não há que se falar em retomada 100% presencial das aulas na rede pública municipal, destacou a secretária Sidnéia. Segundo ela, qualquer direcionamento nesse sentido dependerá dos indicadores da Covid-19 no Município.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar