WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

08/11/2021 - Desenvolvimento Econômico acompanha visita do cônsul italiano a Uberaba

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, representando o Governo Municipal, recepcionou no sábado (6) o cônsul-geral da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, que cumpriu agenda em Uberaba visitando pontos turísticos e conhecendo todo o potencial da cidade para novos investimentos. Estava acompanhado pelo representante da Associação Cultural Italiana do Triângulo Mineiro, Domenico Nicoletti.

A agenda começou na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), importante entidade para a pecuária mundial e Sítio Histórico e Cultural do Projeto Geopark Uberaba - Terra de Gigantes.

O cônsul italiano agradeceu a receptividade e disse estar aberto a possíveis parcerias e estreitar os laços entre os dois países. “Conhecer e saber que tantos italianos contribuíram com o desenvolvimento da pecuária em Uberaba é um orgulho enorme. Vamos ver se estreitamos os laços entre Uberaba e interlocutores na Itália”, afirmou Savarese.

Outro local visitado foi a Casa da Prece, ponto turístico conhecido mundialmente e que guarda as memórias de Chico Xavier. Eles foram recepcionados por Eurípides Higino, filho do médium.

Durante a visita, o secretário municipal entregou os mapas turísticos de Uberaba e Peirópolis, que mostram locais importantes da cidade. “Um ponto que o Governo Elisa tem trabalhado é em potencializar o turismo local. Uberaba tem muitas possibilidades de se desenvolver nesse quesito e vários estudos estão sendo realizados nesse aspecto. Apresentamos todo esse potencial turístico para o cônsul italiano para que possamos firmar novas parcerias e trazer potenciais investimentos para Uberaba”, afirmou Ramos.

Ainda passaram pela área da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba, projeto prioritário para a gestão municipal na atração de novos investimentos.

Visitaram também a primeira vinícola do Triângulo Mineiro, a Arpuro, sendo recebidos pelo sócio da empresa, Valério Marega Júnior. Esta agenda contou também com a presença da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo. O empreendimento conta com 2,5 hectares às margens da BR-050, com plantação de uva dos tipos Syrah, Marsanne e Sauvignon Blanc, com previsão de colheita em 2023.

“O cônsul italiano, acompanhado de representantes da Associação Cultural Italiana do Triângulo Mineiro, demonstrou interesse em trazer atrações musicais, turísticas e culturais da Itália para apresentações gratuitas para nossa cidade. Ele mostrou também as ações da associação, como a facilidade no acesso daqueles que pleiteiam visto e cidadania italiana. Foi um momento importante para criar uma conexão entre os países e desenvolvermos grandes projetos”, ressaltou Elisa Araújo.

O secretário municipal Rui Ramos frisou que esse é um empreendimento que, além dos benefícios que a diversificação de cultura traz para a nossa região, gerará, num futuro próximo, pelo menos 40 empregos diretos e, certamente, vários indiretos. “Uberaba foi escolhida para o negócio por diversos motivos, dentre eles, a logística privilegiada e também o diálogo que o governo Elisa tem com todos aqueles que querem criar e desenvolver o seu negócio aqui”, frisou o secretário municipal.

Domenico Nicoletti da Associação Cultural Italiana do Triângulo Mineiro, que acompanhou o cônsul italiano, pontuou que foi muito importante a visita para estreitar os laços entre o consulado, a associação e a cidade, a fim de planejar novos eventos culturais, musicais e gastronômicos. “Os encontros com autoridades mostram interesses por ambas as partes em atrair novos investimentos e intercâmbios comerciais. Com certeza a visita vai trazer boas novidades para Uberaba e a comunidade italiana”, finalizou.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar