Agronegócio recupera Ura 090
10/11/2021
Sagri e Emater anunciam ações para fomentar o agronegócio no Município
09/11/2021
Agronegócio quer implantar tratamento de esgoto desenvolvido pela Embrapa em comunidades rurais de Uberaba
08/11/2021
Após visita ao centro da Embrapa Hortaliças em Brasília, no final de outubro, a Secretaria do Agronegócio (Sagri) prepara agora termo de cooperação para desenvolver, em uma das comunidades rurais de Uberaba, o sistema ReAqua, que é o reaproveitamento de águas provenientes do tratamento de esgoto sanitário em localidades isoladas.
De acordo com o titular da pasta, José Geraldo Borges Celani, toda sistemática do ReAqua foi apresentada à prefeita Elisa Araújo que tem nos seus projetos de governo a implantação do tratamento de esgoto nas comunidades rurais do Município. “Ela gostou muito da proposta, tanto pelo custo barato como pela facilidade de operação e, sobretudo, devido à elevada eficiência do sistema capaz de atender até 300 famílias por meio de um mesmo módulo”, ressaltou ele.
De acordo com Celani, o sistema de reuso de água apresentado pela Embrapa Hortaliças é composto, basicamente, por um conjunto de sete caixas d’águas (cada uma com capacidade para 7 mil e 500 litros, exceto a primeira), em material plástico (PVC), dispostas numa sequência de quedas por meio de degraus, assentadas em pisos de concreto (as duas primeiras) e na terra as demais e com laterais de alvenaria. O tratamento de modo objetivo, relatou, inclui em suas fases uma caixa de gordura, tanque séptico, filtro anaeróbico, pré-filtros com britas 3 e 1 e areias média e fina, além de uma etapa final com desinfecção por cloro. “Ao término do processo a água sai em condições de reuso para várias atividades, como irrigar hortaliças”, enfatizou o secretário.
Agronegócio termina reconstrução de ponte na região da Serrinha
05/11/2021
Confira as cotações na Unidade da Ceasa deste começo de novembro
04/11/2021
Agronegócio quer apoio do Inmet em projeto de pluviometria
03/11/2021
Sagri informa funcionamento normal das feiras livres no Finados
28/10/2021
Governo Municipal pede ao Mapa Unidade de Pescados para Uberaba
28/10/2021
Agronegócio traz para Uberaba Selo Nacional da Agricultura Familiar
27/10/2021
O Governo Municipal, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri), está trazendo para Uberaba o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf). A proposta, defendida pela prefeita Elisa Araújo, visa fomentar a produção dos agricultores familiares com carimbo que garante procedência e qualidade das mercadorias.
As tratativas neste sentido, bem como a solicitação do selo, foram feitas nesta semana em Brasília, durante reunião do secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, com a coordenadora de Acesso a Mercados Privados da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Mônica Souza. Também participaram das conversas os diretores da Sagri, Raoni Terra e Álvaro Andrade, além do chefe da Seção de Desenvolvimento Rural, Matheus Alves.
Celani ressaltou que a coordenadora, que é também a técnica responsável pelo Senaf, foi bastante solícita com a proposição de Uberaba, se dispondo a implementá-la o mais breve possível. “Ela explicou que o selo se destina aos produtores da Agricultura Familiar, de maneira individual ou por meio de cooperativas e associações e as empresas adquirentes dos produtos dos agricultores familiares. Destacou ainda a existência de sete selos diversos, como Senaf, Senaf-mulher, Senaf-juventude e Senaf-empresas, dentre outros e a maneira simples para solicitar o selo, que é por meio da plataforma Vitrine da Agricultura Familiar, com aprovação em até 30 dias”, relatou.
Secretário do Agronegócio cumpre agenda em Brasília em busca de investimentos para Uberaba
25/10/2021
O secretário do Agronegócio de Uberaba (Sagri), José Geraldo Borges Celani, acompanhado da diretoria, cumprem agenda, nesta semana (25 a 27), em Brasília (DF). Além de visita ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o grupo estará na Embrapa Hortaliças para conhecer e, possivelmente, trazer para Uberaba projeto de reuso de águas na horticultura.
De acordo com o titular da Sagri, a primeira agenda, nesta segunda (25), à tarde, será com o pesquisador da Embrapa Hortaliças, Carlos Eduardo Pacheco. “Na oportunidade vamos conhecer com detalhes o Projeto ReAqua. Ele consiste no tratamento do esgoto em comunidades rurais ou isoladas para reuso das águas em hortaliças, com destaque para o baixo custo, fácil operação e elevada eficiência”, enfatiza José Geraldo.
Outra programação em Brasília será com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na terça-feira (26). “Teremos uma primeira reunião com a Conab Geotecnologia em busca de informações, programas e expertises para o projeto de Monitoramento da Safra Agrícola que a Sagri executa desde junho, em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu). Numa segunda parte da agenda, com a Secretaria Executiva da companhia, vamos tratar de incremento para o nosso parque...
Confira o cotação de preços da Ceasa praticados nesta segunda
25/10/2021
Seminário destaca potencialidades da apicultura
20/10/2021
Agronegócio segue com manutenção das estradas vicinais da região
19/10/2021
Agronegócio e Associação de Produtores buscam recursos para melhorar abatedouro de São Basílio
18/10/2021
Agronegócio realiza Seminário de Apicultura na próxima semana
16/10/2021
Serviço de trator subsidiado pelo Governo Municipal ajuda centenas de pequenos produtores
08/10/2021
Agronegócio tem programada reforma de cinco pontes até o final do ano
05/10/2021
Agronegócio e parceiros fazem mapeamento da vegetação no Município
04/10/2021
A Secretaria do Agronegócio (Sagri) e instituições parceiras esperam concluir até meados do próximo mês, a primeira etapa do Projeto Monitoramento da Safra Agrícola via satélite, que é o mapeamento de toda a camada de vegetação natural do Município.
O Monitoramento da Safra, via satélite, foi lançado pela Sagri, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e as Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) no final de junho. De lá pra cá, contou o chefe da Seção de Desenvolvimento Rural do Agronegócio, Matheus Oliveira Alves, estabeleceu-se o cronograma de ações, e no dia 16 de setembro foram iniciados os trabalhos com reuniões semanais entre os participantes, inclusive, alunos bolsistas do curso de Engenharia Ambiental, supervisionados pelo professor Ricardo Ferreira, coordenador do Laboratório de Geoprocessamento e Cartografia da UFTM.
Os encontros, destacou Matheus, são feitos de forma on-line. “Neles são inseridos os novos dados catalogados, obtidos por geoprocessamento ou com visitas a campo, é feito alinhamento de informações e traçados novos planos de trabalho.”
Agronegócio reforma ponte sobre córrego na região Santa Rosa
01/10/2021
Ceasa de Uberaba vai dispor de Ponto de Apoio da PM
30/09/2021
Agronegócio defende criação de Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável
24/09/2021
Lavouras de trigo em Uberaba cresceram quase 40%
23/09/2021
A área plantada de trigo em Uberaba, safra 2021, cresceu quase 40% em relação ao ano anterior, totalizando 5.998 hectares de lavouras. Apesar disto, segundo o pesquisador da Embrapa Trigo, Vanoli Fronza, três geadas registradas no Município afetaram o rendimento dos grãos em regiões pontuais.
Os números são do Conselho Gestor de Safra, que inclui Emater, Embrapa e Secretaria Municipal do Agronegócio, dentre outras instituições. No fechamento, em meados deste mês, o Conselho apurou o plantio de 5.998 hectares de trigo no município de Uberaba. Do total, 4.850 hectares foram de trigo sequeiro e 1.148 hectares em cultura irrigada.
Numa comparação com o ano passado, quando foram plantados 4.300 hectares de trigo no Município, o número atual representa um aumento de 39,5% na área cultivada. São 1.698 hectares a mais, agora em 2021. Área que, segundo Fronza, poderia ser ainda maior se não fosse a falta de chuvas.
Ele ressaltou que a última chuva aconteceu em 19 de março, sendo que muitos produtores deixam para plantar o trigo no finalzinho do referido mês e começo de abril. “Como não vieram mais chuvas, eles optaram por outras culturas mais resistentes ao tempo seco, como o sorgo”, enfatizou...
Sagri e parceiros promovem Seminário de Apicultura e Meliponicultura
21/09/2021
Ceasa de Uberaba busca novo convênio com o Estado
20/09/2021
Agronegócio faz melhoria em estrada na Estação do Eli
17/09/2021
Sagri acompanha feira livre experimental no Recreio dos Bandeirantes
16/09/2021
Com banco de germoplasma, parceiros querem tornar Uberaba polo produtor de pitaia
15/09/2021
Governo Municipal e instituições parceiras lançam banco de germoplasma de pitaia de Uberaba
13/09/2021
Agronegócio ajuda viabilizar recursos para equipar brigadas rurais
10/09/2021
Agronegócio recupera estradas no Monte Castelo
09/09/2021