Prefeitura

Resultado da Pesquisa

Agronegócio

 

Resultado com o termo:

Total Encontrado: 1338

Agronegócio recupera Ura 090

10/11/2021


Sagri e Emater anunciam ações para fomentar o agronegócio no Município

09/11/2021


Agronegócio quer implantar tratamento de esgoto desenvolvido pela Embrapa em comunidades rurais de Uberaba

08/11/2021

Foto: Divulgação

 

Agronegócio quer implantar tratamento de esgoto desenvolvido pela Embrapa em comunidades rurais de Uberaba

 

Após visita ao centro da Embrapa Hortaliças em Brasília, no final de outubro, a Secretaria do Agronegócio (Sagri) prepara agora termo de cooperação para desenvolver, em uma das comunidades rurais de Uberaba, o sistema ReAqua, que é o reaproveitamento de águas provenientes do tratamento de esgoto sanitário em localidades isoladas.

 

De acordo com o titular da pasta, José Geraldo Borges Celani, toda sistemática do ReAqua foi apresentada à prefeita Elisa Araújo que tem nos seus projetos de governo a implantação do tratamento de esgoto nas comunidades rurais do Município. “Ela gostou muito da proposta, tanto pelo custo barato como pela facilidade de operação e, sobretudo, devido à elevada eficiência do sistema capaz de atender até 300 famílias por meio de um mesmo módulo”, ressaltou ele.

 

De acordo com Celani, o sistema de reuso de água apresentado pela Embrapa Hortaliças é composto, basicamente, por um conjunto de sete caixas d’águas (cada uma com capacidade para 7 mil e 500 litros, exceto a primeira), em material plástico (PVC), dispostas numa sequência de quedas por meio de degraus, assentadas em pisos de concreto (as duas primeiras) e na terra as demais e com laterais de alvenaria.  O tratamento de modo objetivo, relatou, inclui em suas fases uma caixa de gordura, tanque séptico, filtro anaeróbico, pré-filtros com britas 3 e 1 e areias média e fina, além de uma etapa final com desinfecção por cloro. “Ao término do processo a água sai em condições de reuso para várias atividades, como irrigar hortaliças”, enfatizou o secretário.


Agronegócio termina reconstrução de ponte na região da Serrinha

05/11/2021


Confira as cotações na Unidade da Ceasa deste começo de novembro

04/11/2021


Agronegócio quer apoio do Inmet em projeto de pluviometria

03/11/2021


Sagri informa funcionamento normal das feiras livres no Finados

28/10/2021


Governo Municipal pede ao Mapa Unidade de Pescados para Uberaba

28/10/2021


Agronegócio traz para Uberaba Selo Nacional da Agricultura Familiar

27/10/2021

Foto: Divulgação

 

Agronegócio traz para Uberaba Selo Nacional da Agricultura Familiar

 

O Governo Municipal, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri), está trazendo para Uberaba o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf). A proposta, defendida pela prefeita Elisa Araújo, visa fomentar a produção dos agricultores familiares com carimbo que garante procedência e qualidade das mercadorias.

 

As tratativas neste sentido, bem como a solicitação do selo, foram feitas nesta semana em Brasília, durante reunião do secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, com a coordenadora de Acesso a Mercados Privados da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Mônica Souza. Também participaram das conversas os diretores da Sagri, Raoni Terra e Álvaro Andrade, além do chefe da Seção de Desenvolvimento Rural, Matheus Alves.

 

Celani ressaltou que a coordenadora, que é também a técnica responsável pelo Senaf, foi bastante solícita com a proposição de Uberaba, se dispondo a implementá-la o mais breve possível. “Ela explicou que o selo se destina aos produtores da Agricultura Familiar, de maneira individual ou por meio de cooperativas e associações e as empresas adquirentes dos produtos dos agricultores familiares. Destacou ainda a existência de sete selos diversos, como Senaf, Senaf-mulher, Senaf-juventude e Senaf-empresas, dentre outros e a maneira simples para solicitar o selo, que é por meio da plataforma Vitrine da Agricultura Familiar, com aprovação em até 30 dias”, relatou.


Secretário do Agronegócio cumpre agenda em Brasília em busca de investimentos para Uberaba

25/10/2021

Foto: Arquivo/PMU

 

Secretário do Agronegócio cumpre agenda em Brasília em busca de investimentos para Uberaba

 

O secretário do Agronegócio de Uberaba (Sagri), José Geraldo Borges Celani, acompanhado da diretoria, cumprem agenda, nesta semana (25 a 27), em Brasília (DF). Além de visita ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o grupo estará na Embrapa Hortaliças para conhecer e, possivelmente, trazer para Uberaba projeto de reuso de águas na horticultura.
 
De acordo com o titular da Sagri, a primeira agenda, nesta segunda (25), à tarde, será com o pesquisador da Embrapa Hortaliças, Carlos Eduardo Pacheco. “Na oportunidade vamos conhecer com detalhes o Projeto ReAqua. Ele consiste no tratamento do esgoto em comunidades rurais ou isoladas para reuso das águas em hortaliças, com destaque para o baixo custo, fácil operação e elevada eficiência”, enfatiza José Geraldo.
 
Outra programação em Brasília será com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na terça-feira (26). “Teremos uma primeira reunião com a Conab Geotecnologia em busca de informações, programas e expertises para o projeto de Monitoramento da Safra Agrícola que a Sagri executa desde junho, em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu). Numa segunda parte da agenda, com a Secretaria Executiva da companhia, vamos tratar de incremento para o nosso parque...


Confira o cotação de preços da Ceasa praticados nesta segunda

25/10/2021


Seminário destaca potencialidades da apicultura

20/10/2021


Agronegócio segue com manutenção das estradas vicinais da região

19/10/2021


Agronegócio e Associação de Produtores buscam recursos para melhorar abatedouro de São Basílio

18/10/2021


Agronegócio realiza Seminário de Apicultura na próxima semana

16/10/2021


Serviço de trator subsidiado pelo Governo Municipal ajuda centenas de pequenos produtores

08/10/2021


Agronegócio tem programada reforma de cinco pontes até o final do ano

05/10/2021


Agronegócio e parceiros fazem mapeamento da vegetação no Município

04/10/2021

Imagem: Ilustrativa

 

Agronegócio e parceiros fazem mapeamento da vegetação no Município

 

A Secretaria do Agronegócio (Sagri) e instituições parceiras esperam concluir até meados do próximo mês, a primeira etapa do Projeto Monitoramento da Safra Agrícola via satélite, que é o mapeamento de toda a camada de vegetação natural do Município.

 

O Monitoramento da Safra, via satélite, foi lançado pela Sagri, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e as Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) no final de junho. De lá pra cá, contou o chefe da Seção de Desenvolvimento Rural do Agronegócio, Matheus Oliveira Alves, estabeleceu-se o cronograma de ações, e no dia 16 de setembro foram iniciados os trabalhos com reuniões semanais entre os participantes, inclusive, alunos bolsistas do curso de Engenharia Ambiental, supervisionados pelo professor Ricardo Ferreira, coordenador do Laboratório de Geoprocessamento e Cartografia da UFTM.

 

Os encontros, destacou Matheus, são feitos de forma on-line. “Neles são inseridos os novos dados catalogados, obtidos por geoprocessamento ou com visitas a campo, é feito alinhamento de informações e traçados novos planos de trabalho.” 


Agronegócio reforma ponte sobre córrego na região Santa Rosa

01/10/2021


Ceasa de Uberaba vai dispor de Ponto de Apoio da PM

30/09/2021


Agronegócio defende criação de Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

24/09/2021


Lavouras de trigo em Uberaba cresceram quase 40%

23/09/2021

Foto: Arquivo PMU

 

Lavouras de trigo em Uberaba cresceram quase 40%

 

A área plantada de trigo em Uberaba, safra 2021, cresceu quase 40% em relação ao ano anterior, totalizando 5.998 hectares de lavouras. Apesar disto, segundo o pesquisador da Embrapa Trigo, Vanoli Fronza, três geadas registradas no Município afetaram o rendimento dos grãos em regiões pontuais.

 

Os números são do Conselho Gestor de Safra, que inclui Emater, Embrapa e Secretaria Municipal do Agronegócio, dentre outras instituições. No fechamento, em meados deste mês, o Conselho apurou o plantio de 5.998 hectares de trigo no município de Uberaba. Do total, 4.850 hectares foram de trigo sequeiro e 1.148 hectares em cultura irrigada.

 

Numa comparação com o ano passado, quando foram plantados 4.300 hectares de trigo no Município, o número atual representa um aumento de 39,5% na área cultivada. São 1.698 hectares a mais, agora em 2021. Área que, segundo Fronza, poderia ser ainda maior se não fosse a falta de chuvas.

 

Ele ressaltou que a última chuva aconteceu em 19 de março, sendo que muitos produtores deixam para plantar o trigo no finalzinho do referido mês e começo de abril. “Como não vieram mais chuvas, eles optaram por outras culturas mais resistentes ao tempo seco, como o sorgo”, enfatizou...


Sagri e parceiros promovem Seminário de Apicultura e Meliponicultura

21/09/2021


Ceasa de Uberaba busca novo convênio com o Estado

20/09/2021


Agronegócio faz melhoria em estrada na Estação do Eli

17/09/2021


Sagri acompanha feira livre experimental no Recreio dos Bandeirantes

16/09/2021


Com banco de germoplasma, parceiros querem tornar Uberaba polo produtor de pitaia

15/09/2021


Governo Municipal e instituições parceiras lançam banco de germoplasma de pitaia de Uberaba

13/09/2021


Agronegócio ajuda viabilizar recursos para equipar brigadas rurais

10/09/2021


Agronegócio recupera estradas no Monte Castelo

09/09/2021



1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45  

Página: 1 de 45

Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub