WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

20/09/2021 - Ceasa de Uberaba busca novo convênio com o Estado

A Ceasa Minas e o Governo Municipal vão estudar, concomitantemente, um novo modelo de convênio para a unidade de Uberaba. O assunto foi tratado em reunião nesta segunda-feira (20), no gabinete do Executivo, entre a prefeita Elisa Araújo, o deputado federal Franco Cartafina, quem articulou o encontro, os representantes da Ceasa-MG, Vinicius Barros e Davi Costa, e o secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani.

Segundo ressaltou a prefeita Elisa, em meados do primeiro semestre, o Município enviou dois ofícios, um ao Governo Federal, solicitando a doação da maior parte da área da Ceasa e outro, ao Estado de Minas, pedindo o repasse da área da pedra. “É fundamental que o Governo Municipal tenha o controle da unidade, seja doação ou cessão”, disse a prefeita aos técnicos, acrescentando os seus projetos de revitalizar a Ceasa de Uberaba, podendo ter, inclusive, a participação da iniciativa privada.

Elisa Araújo enfatizou que a Ceasa precisa ser valorizada. “O nosso governo pretende transformar a unidade, tanto na parte física, como operacional e, com isto, trazer os produtores de hortifrutigranjeiros de volta à Ceasa”, destacou.

Davi Costa, assessor da Diretoria Técnica Operacional da Ceasa Minas, afirmou que irá consultar o jurídico da Central sobre a viabilidade em atender à solicitação da prefeita. De antemão comprometeu-se a estudar um novo modelo de convênio com o Município, convidando a Prefeitura para que participe concomitantemente da elaboração do documento.

O coordenador das Unidades do Interior, Vinicius Barros, aproveitou para citar o contrato firmado com a cidade de Maria da Fé, que é uma cessão de comodato por 20 anos e que pode ser referência também para Uberaba.

Sobre gestão, ele deu exemplo da unidade de Barbacena, que diante de novos e audaciosos projetos está mudando esta realidade.  

O deputado Franco Cartafina disse que saiu satisfeito da reunião, afinal, foram apontados caminhos capazes de tornar a nossa Ceasa atrativa. “Os problemas foram colocados na mesa e agora as partes vão elaborar novo acordo, cuja principal preocupação é de criar meios que beneficiem os produtores de hortaliças e a população como um todo”, enfatizou o parlamentar.

Ainda na reunião, o secretário Celani solicitou à Ceasa Minas para que libere novas licitações de boxes para Uberaba. “Atualmente, há 17 boxes desocupados e apesar dos constantes pedidos junto à Secretaria de Estado da Agricultura, não obtivermos respostas sobre quando estes processos licitatórios serão deflagrados”, relatou.

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar