WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

24/09/2021 - Agronegócio defende criação de Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

“Uma das principais tarefas do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), no atual governo, precisa ser a de implantar o Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável do setor”. O comentário foi feito pelo secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, durante posse de novos integrantes do conselho, nesta semana.

Foram empossados, na oportunidade, os dois novos representantes da Sagri junto ao Conselho Rural Sustentável. Trata-se do professor Matheus Oliveira Alves, chefe da Seção de Desenvolvimento Rural, como membro titular, e o agrônomo Raoni Terra, chefe do Departamento de Produção Agropecuária, como suplente. Eles ficam no conselho durante o biênio 2021/2023.

Também integram a instituição, representantes da Emater, associações do agro, comunidades rurais e Sindicato Rural, dentre outros. O atual presidente é o dirigente da Associação dos Horticultores do Vale do Rio Grande (Horvagra), Sérgio Nepomucemo.

Como ressaltou Matheus Alves, o conselho funciona como uma ponte entre as políticas públicas ofertadas pelas três esferas e os produtores em geral. Ele salienta que o foco maior é para a Agricultura Familiar. Inclusive, informou Matheus, as duas últimas reuniões do conselho foram para aprovar os nomes dos pequenos produtores que serão contemplados com o Projeto Milho Semente da Emater. “Em Uberaba, 250 famílias serão beneficiadas com um saco de 10 quilos de milho, cada”, destacou.

Na opinião do titular da Sagri, José Geraldo Celani, um dos principais trabalhos do atual conselho, junto com o Governo Municipal, precisa ser a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável. “Este plano é extremamente necessário, como instrumento básico utilizado no planejamento municipal que estabelece e organiza as diretrizes para o desenvolvimento rural”, acentuou ele, destacando seu alcance, principalmente, entre os pequenos produtores.

Como exemplo de ações deste plano, Celani cita a realização de palestras técnicas apresentando opções para o produtor diversificar atividades e aumentar lucros, preparo de solo subsidiado pelo Município e segurança no campo, dentre outros.  “A expectativa é de que o Plano de Desenvolvimento Sustentável se torne realidade até meados de 2023”, informou o secretário.

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar