WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

18/10/2021 - Agronegócio e Associação de Produtores buscam recursos para melhorar abatedouro de São Basílio

A direção da Associação dos Produtores de São Basílio pretende incrementar o abatedouro de aves da comunidade com a implantação de sistema de climatização industrial e uma câmara fria. Medidas, ressaltou a secretária da entidade, Cláudia Cordeiro, que colocarão o abatedouro em condições de obter o Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Os recursos para tanto poderão vir de emenda parlamentar do deputado federal Franco Cartafina (PP). Na última semana, o diretor de Produção Agropecuária da Secretaria do Agronegócio, Raoni Terra, e dirigentes da Associação dos Produtores de São Basílio estiveram reunidos com o parlamentar debatendo apoio ao investimento. Participaram da conversa o presidente, Hélio Martins, a secretária Cláudia Cordeiro e a segunda secretária da Associação, Luzia Castro Silva.

Cláudia entregou ao deputado Franco projeto que visa equipar o abatedouro com um sistema de climatização ambiente e uma câmara fria. Equipamentos e serviços que, segundo orçamento feito pela Associação, giram em torno de R$104 mil. A líder comunitária explicou que esta melhoria é de fundamental importância. “Primeiro porque vamos triplicar a capacidade de armazenamento de frangos no abatedouro, hoje limitada em duas mil aves e, ao mesmo tempo, proporcionar condições adequadas para os trabalhadores da unidade”, destacou.

A secretária da Associação salientou que com estes equipamentos o abatedouro ficará em condições para obter o credenciamento no SIF. Com o registro, ressaltou ela, a Associação poderá comercializar o frango caipira São Basílio para outros municípios e até para outros estados. “Estamos perdendo vendas por falta do SIF”, argumentou.

O diretor da Sagri, Raoni Terra, enfatizou que desde a criação o abatedouro de aves dispõe de inspeção municipal por meio do SIM, o que é a garantia da qualidade e procedência do frango caipira de São Basílio. “O Governo Municipal ajudou a construir e gerir o abatedouro na fase inicial. Agora, é normal e até louvável que a Associação procure incrementar a unidade. Com as melhorias, os produtores poderão alçar novos investimentos e isto é bom para toda a comunidade. Por isso, estamos aqui com o deputado, no sentido de municiá-lo das informações necessárias, a fim de que ele patrocine mais esta causa para Uberaba”, realçou.

O deputado Franco Cartafina acolheu a proposta de forma bastante positiva. “A comunidade de São Basílio quer ampliar a sua produção de frangos e, consequentemente, aumentar as vendas. Na cadeia produtiva isto é extremamente sensato”, disse ele informando que o projeto tem também cunho social comunitário. O parlamentar afirmou que irá atrás de recursos para materializar a proposta.

Ainda na reunião a Associação de São Basílio solicitou apoio do deputado Franco para construir uma fábrica de ração, interligada com o abatedouro. O projeto ainda está em elaboração.

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar