WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

16/10/2021 - Agronegócio realiza Seminário de Apicultura na próxima semana

A Secretaria Municipal do Agronegócio (Sagri) promove na terça-feira, dia 19, o 1º Seminário Técnico de Apicultura e Meliponicultura de Uberaba.  O evento é gratuito e o interessado em participar deve se inscrever pelo site fazu.br/seminario.

O seminário, promovido em parceria com as Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa/MG), faz parte do Ciclo de Palestras Técnicas da Sagri. Ele será transmitido pelo canal do YouTube, sendo que as inscrições poderão ser feitas até minutos antes do seu início, a partir das 10h do dia 19. O interessado deverá acessar o site fazu.br/seminario.

De acordo com o chefe de Desenvolvimento Rural da Secretaria do Agronegócio, Matheus Alves, a proposta é debater a apicultura na região, potencial e mercado e, ao mesmo tempo, tratar da meliponicultura que é a criação de abelhas sem ferrão, fato crescente nas últimas décadas.

 “Queremos demonstrar aos agricultores familiares mais uma atividade rentável para desenvolverem em suas propriedades, seja na produção de mel, de geleia real ou própolis”, ressaltou.

A abertura do 1º Seminário de Apicultura caberá à prefeita Elisa Araújo, e depois seguirão as palestras previamente programadas.

A sequência é a seguinte:
- Panorama atual da Apicultura e Melinocultura em Minas Gerais – com o prof. Rubens Marcelo de Castro – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas;
- Doenças e Intoxicações – Prof. Osmar Malaspina – Unesp Rio Claro/SP;
- Manejo Produtivo – Profa. Renata Trevisan/Fazu Uberaba/MG;
- Por fim, Comercialização de Mel e Derivados – com Gustavo Martins Delfim/da empresa MelBras.

Após as palestras, será aberto espaço para perguntas e esclarecimentos. Encerrando o seminário, falará o secretário municipal do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani. Ele salientou que Uberaba dispõe de várias regiões com forte potencial para a apicultura, com destaque para as matas e o próprio cerrado. O secretário entende que o Município pode se tornar referência na produção de mel e colocou os técnicos da Sagri à disposição dos interessados em investir no ramo.

Segundo dados do IBGE, em 2020 Uberaba produziu mais de 50 mil quilos de mel. O Instituto também informou que no Censo de 2017 foram catalogadas 931 caixas (colmeias) no Município.

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar