WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Prefeitura

02/05/2014 - Piau e Governador inauguram Olho Vivo

Foto: Comunicação PMU

Prefeito também revelou que irá sugerir à presidente Dilma Rousseff a criação de um PAC - Segurança Pública

O Prefeito Paulo Piau, juntamente com o Governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho Júnior, inauguraram hoje (02), o programa de videomonitoramento Olho Vivo. Serão 54 câmeras instaladas nas principais ruas e avenidas de Uberaba, estando em operação até o momento 35. O evento, ocorrido da sede da 5ª RISP – Região Integrada de Segurança Pública, contou com a presença da alta cúpula da Polícia Militar, com o comandante-geral da PMMG – Coronel Márcio Sant’Ana e o Chefe do Gabinete Militar, Coronel Alex de Melo. Também estavam presentes os deputados federais da região, Marcos Montes e Aelton Freitas e estaduais, Tony Carlos, Adelmo Leão e Antonio Lerin.

Ao se pronunciar o prefeito Paulo Piau destacou a importância do sistema de monitoramento no combate a criminalidade, ressaltando a eficiência do mesmo, conforme comprovado nas cidades onde está em funcionamento. Ele lembrou também que o sistema está sendo implantado em uma parceria do governo do Estado com a Prefeitura de Uberaba. O investimento do governo foi de R$ 3,7 milhões, sendo que a prefeitura ficou responsável pela contratação de servidores para monitorar o sistema e sua manutenção. Ao todos foram contratados, através de Processo Seletivo, 36 servidores, que incluiu o processo de investigação social e avaliação psicológica, bem como treinamento e orientação para uso do sistema, feito pela Polícia Militar.

O governador destacou a importância da parceria com o município e afirmou que um dos maiores investimentos do orçamento em Minas Gerais é em segurança pública, sendo que em 2014 foram investidos R$ 600 milhões. Ele garantiu também que até o final do ano será implementado o segundo batalhão da PM em Uberaba, bem como fará concurso público para contratação de policiais, com previsão de 42 novos para Uberaba e mais 55 espalhados pelas cidades da região. Alberto Coelho também garantiu que em julho será entregue o PPI de Uberaba.

Ainda hoje, durante entrevista concedida a uma emissora de televisão local, o governador se posicionou favorável a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

PAC – No sentido de garantir mais recursos para a segurança pública vindo da União para o Estado e Município, visando à diminuição da criminalidade, o prefeito Paulo Piau revelou que irá sugerir à presidente Dilma Rousseff a criação do PAC - Segurança Pública, no que recebeu o apoio dos presentes.

Agência Minas - O Olho Vivo visa aumentar a segurança da população ao monitorar, 24 horas por dia, as áreas de alta incidência de crimes contra o patrimônio (roubos). Apesar de o foco do Olho Vivo ser os crimes contra o patrimônio, as câmeras ajudam a evitar todos os tipos de crimes. O sistema foi implantado pela primeira vez em 2004, em Belo Horizonte. Em Uberaba, as 54 câmeras serão instaladas, principalmente, na área central do município e no bairro da Abadia. As câmeras possuem capacidade de visualização de imagens em alta resolução (HD). A base do sistema está instalada no primeiro andar do prédio da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp).

Os pontos de instalação das câmeras foram estabelecidos pelos comandantes operacionais, em conjunto com a Diretoria de Tecnologia e Sistemas, levando-se em conta os seguintes critérios: estudos estatísticos das zonas quentes de criminalidade, incidência de criminalidade de naturezas relevantes para repressão com uso das câmeras e existência de maior fluxo de pessoas, agrupamento de câmeras, de forma a permitir o acompanhamento sequenciado das ocorrências no terreno.

Atualmente, encontra-se em processo de implantação sistemas de videomonitoramento em mais 18 municípios até o fim de 2014, incluindo a expansão dos sistemas de Belo Horizonte, Uberlândia e Montes Claros. Entre os municípios que receberão o Olho Vivo, estão Patos de Minas, Araguari e Ituiutaba.

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Prefeitura



Voltar