WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Prefeitura

01/05/2014 - Prefeitura lança Programa Olho Vivo nesta sexta-feira

Foto: Sebastião Santos

Será lançado na próxima sexta-feira, dia 02, o Programa Olho Vivo. O prefeito Paulo Piau receberá o governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho Júnior para o evento, que será realizado na 5ª Região Integrada de Segurança Pública - RISP. O Olho Vivo é um programa de videomonitoramento do Governo de Minas Gerais em que as imagens das câmeras instaladas na cidade são enviadas à central de monitoramento que fica na RISP, onde são monitoradas, gravadas e arquivadas.

A ideia é diminuir o índice de criminalidade com o monitoramento em tempo real. O serviço é executado pela Polícia Militar que é informada sobre quaisquer ações ilegal ou atitude suspeita percebida pela equipe de monitoramento (servidores municipais), podendo agir com mais rapidez.

Serão 36 servidores/operadores do sistema, entre homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos, com no mínimo, o Ensino Médio completo, que atuarão em regime de turno no  Monitoramento Eletrônico. A Prefeitura foi responsável pela contratação de pessoal e arcará com a manutenção do serviço. Um investimento que irá girar em torno de 1 milhão por ano, no período de 10 anos. O processo seletivo para contratação do pessoal incluiu investigação social e avaliação psicológica, sendo que este último foi realizado pelos profissionais da PM. O treinamento e orientação para uso do sistema também será feito pela Polícia Militar.

Foram instaladas, nas principais vias comercias da cidade e de fluxo de pessoas, 54 câmeras com lentes que se movem em 360º e aproximam até 150 metros. “Esse projeto é de extrema importância. Agora vamos trabalhar para ampliá-lo para que, com o tempo, possamos monitorar toda a cidade”, afirma o secretário de Governo, Wellington Cardoso.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Prefeitura



Voltar