WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Prefeitura

08/03/2014 - Bombeiros podem ter duas sedes e GM tem chance de ocupar prédio atual

Foto: Enerson Cleiton

O Corpo de Bombeiros de Uberaba poderá ter mais uma sede, um posto avançado na BR 050 e a Guarda Municipal poderá ocupar a atual sede dos Bombeiros. Em reunião nesta sexta-feira, dia 07, no Centro Administrativo da Prefeitura, o prefeito Paulo Piau, o secretário de Governo, Wellington Cardoso, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, major André Casarim e o deputado estadual Tony Carlos discutiram sobre parcerias entre as partes para a instalação na nova sede do Corpo de Bombeiros.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais – DER-MG concedeu aos Bombeiros uma área de 1.540 m² situado na Avenida da Saudade, nº 214, Bairro Santa Marta para instalação do Posto Operacional do Corpo de Bombeiros. O valor do bem cedido é de R$ 1.241.763,60 e o prazo de vigência da cessão é de 20 anos consecutivos, contados a partir da data da publicação do termo no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, podendo esse tempo ser prorrogado

O comandante dos Bombeiros explica que a intenção do Batalhão é, além de mudar para a nova sede na Avenida da Saudade, fincar um posto avançado na BR 050 próximo a BR 262 onde funcionava a antiga sede do DER. “É um entroncamento que irá possibilitar atender toda a região dos Conjuntos Valim de Melo e Uberaba I com agilidade. Sabemos que hoje, no prédio que estamos instalados, nosso tempo de resposta é muito difícil para atender esses locais. O prefeito Paulo Piau nos posicionou positivamente sobre essa outra área do DER e estamos contando com o apoio do deputado Tony Carlos para que possamos fincar o Corpo de Bombeiros nesses dois pontos de Uberaba. Dessa forma teremos um posto operacional no prédio da Avenida da Saudade e um posto especializado na BR 050. Nosso intuito com os dois postos é atender melhor a população”, expressa o major Casarim.

De acordo com o comandante, as primeiras mudanças devem acontecer já no segundo semestre desse ano. “Vamos mudar parcialmente até conseguirmos arrumar toda a estrutura dos dois prédios. Queremos o mais rápido possível nos localizar nesses dois pontos estratégicos para que possamos diminuir o tempo de resposta e atender melhor a comunidade”, explica o major Casarim.

Guarda Municipal - O deputado estadual, Tony Carlos, destacou que a prefeitura tem interesse de ficar com o prédio onde hoje está o corpo de Bombeiros e montar ali a Guarda Municipal. “O Corpo de Bombeiros precisa de recursos e a prefeitura precisa do prédio. A parceria entre as duas instituições será benéfica para ambas às partes que vão se ajudar. Como deputado, me comprometo a colocar recursos da ordem de R$ 200 mil reais para ajudar a corporação”, afirma Tony.

Quanto à construção da sede do Corpo de Bombeiros nos dois prédios, o deputado afirma ser uma situação fácil de negociar, em função de serem áreas do Estado. ”A situação dessa vez não é tão difícil quanto a que foi tentada no governo passado, quando a ideia era colocar o Corpo de Bombeiros no prédio do DNIT na Praça da Igreja das Almas. Trabalhamos, compramos uma casa e a repassamos como contrapartida, mas a ideia não se consolidou. O governo federal ficou com a casa e nós ficamos sem o prédio do DNIT”, explica Tony Carlos.

O deputado destaca que a transferência da sede do Corpo de Bombeiros será definida com a máxima agilidade. “A dificuldade de se manobrar um caminhão carregado de água em um morro, considerando a necessidade de o veículo ser estacionado de ré é muito difícil. Ou seja, a mobilidade de uma viatura, quando precisa sair em socorro é muito complicada. Sem contar o acesso no trânsito congestionado do centro da cidade. Portanto essa decisão é algo que precisava ser feito e o objetivo é consolidar as ações o mais rápido, uma vez que o governador do Estado, Antonio Anastasia, virá dia 1º a Uberaba para entregar o prédio ao Corpo de Bombeiros”, justificou o deputado Tony Carlos.

Para o prefeito Paulo Piau, a nova sede do Corpo de Bombeiros tem uma localização e estrutura fantástica. “Essa nova sede do 8º Batalhão vai dar mobilidade ao Corpo de Bombeiros e mais estrutura física para que eles possam desenvolver suas atividades de treinamento. Sem contar o preparo ao atender as ocorrências no município. Agradecemos ao deputado Tony Carlos que agilizou junto ao governo do Estado essa cessão do DER. Essa decisão é para Uberaba e vai ser mais um incremento à infraestrutura de segurança pública no nosso município”, ressalta Piau.

 

Jorn. Natália Melo

 
 
 

Outras Notícias: Prefeitura



Voltar