WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Prefeitura

16/05/2013 - FGV confirma diagnóstico de Piau sobre gestão precária da PMU

Durante o confinamento foi discutido o planejamento estratégico, gestão administrativa e PPP

Os dois dias de confinamento programados pela Fundação Getúlio Vargas, dentro do trabalho contratado pela administração municipal de assessoria técnica, confirmou a preocupação do prefeito Paulo Piau, que desde o início do governo afirmava que a gestão da prefeitura estava abaixo da média. Ao avaliar o evento da Fundação como positivo, sobretudo pela uniformidade de informações sobre a prefeitura, sua gestão e atividades, o prefeito ressaltou ser imprescindível o trabalho que está sendo realizado.

“É um grupo de secretários novos, embora alguns já tenham experiências na prefeitura e esta uniformização, para mim, tem um resultado maior. Durante estes dois dias discutimos pontos fracos, fortes, as ameaças e oportunidades, que fazem parte da técnica de planejamento estratégico. Por tanto cumpriu seu papel neste primeiro momento e daqui a um mês eles voltarão para afunilarmos dentro dos projetos que chamamos de prioritários para os próximos quatros anos e para o futuro”, destacou.

No tocante a gestão da prefeitura, Piau explicou que a avaliação encomendada a FGV, foi justamente, no sentido de “enxergar como estava à prefeitura”. Para ele, sua avaliação administrativa estava correta e a gestão da prefeitura é abaixo da média. “Queremos saber como está à gestão de prefeitura, seja pessoal, material, de compras, patrimonial. Sendo uma instituição experiente, a fundação vem nos tirar o olhar vesgo, que muitas vezes nos é imposto pela rotina do dia-a-dia. Eu diria que a gestão da prefeitura de Uberaba está abaixo da média do Poder Público brasileiro, quer dizer: é uma situação crítica”, afirmou.

Como exemplo ele citou a gestão da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Infraestrutura, lembrando que isto interfere no gasto do recurso, ou até mesmo no desperdício de recursos e no mau atendimento da comunidade. Para Piau não resta dúvida da má gestão, da precariedade da prefeitura neste sentido, mas, principalmente na administração de pessoal, ou seja, na gestão de pessoas.

Futuro – De acordo com o prefeito, ainda no confinamento, foram discutidos além da gestão administrativa, projetos estratégicos e estruturantes e Parcerias  Públicos Privadas. Outra ação que será executada, segundo Piau, é a modificação da estrutura organizacional. Já em relação à Parceria Público Privado o prefeito afirmou que Uberaba está atrasada, visto que em São Paulo já existem coordenadorias de PPP. “O intuito da PPP é trazer os recursos da iniciativa privada para prestar serviço público. Acrescentando que isto é decorrente da falta de recursos do Poder Público, seja Federal, Estadual e Municipal. É uma ação que está acontecendo no mundo inteiro e no Brasil muitas prefeituras já tem PPP funcionando. Então temos que correr atrás, porque muitos projetos poderão ser compartilhados com a iniciativa privada, para melhorar o serviço e evidentemente diminuir o preço do serviço para a comunidade”, disse o prefeito, reafirmando que o governo municipal está no caminho certo.

Participação – Sobre a não participação de alguns secretários, o prefeito voltou a afirmar que o critério de perfil foi definido pela própria Fundação. No entanto, ele ressaltou que todos vão participar, mesmo não sendo secretários. “Alguns perfis como da área de Desenvolvimento Econômico e Planejamento, precisamos não apenas do secretário, mas de outros servidores das pastas, porque o nível de informação na reunião era fundamental. Então não tem demérito para nenhum deles esta não participação. Nas próximas etapas ou dentro do prazo todos terão a oportunidade de participar”, finalizou.
 

 
 
 

Outras Notícias: Prefeitura



Voltar