Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Fundação Cultural

06/05/2010 - Tradicional "Festa de Santa Rita" acontece na próxima semana

Realizada anualmente no dia 13 de maio, a comemoração em louvor à Santa Rita de Cássia será marcada por uma grande confraternização dos devotos da Santa, do dia 13 ao dia 22 de maio. Com uma programação extensa, a festa começa no dia 13, às 19h com, uma celebração eucarística cujo tema será “Eucaristia, um encontro com Jesus salvador na comunidade”. Entre os dias 14 e 20 de maio haverá missas diárias às 19h e no domingo, dia 16, às 18h.

Durante o período da Festa o Museu de Arte Sacra ficará aberto das 12h às 21h e no dia 22 o museu estará em funcionamento a partir das 9h. Nos dias 19, 20 e 21 o Museu trás a Exposição de Fotografia de Elioenai Amuy, com entrada franca. Ainda no dia 21, (quinta-feira) acontece a Benção das Rosas, onde os fiéis levam rosas para serem abençoadas e posteriormente as levam para pessoas doentes, a fim de abençoar os enfermos, além de um recital com o Coral Artístico Uberabense, acompanhado pela regente Olga Frange, às 19h45.

Já no dia 22, (sábado) dia de Santa Rita de Cássia, acontece a Missa em homenagem a Santa e posteriormente uma procissão. Durante todos os dias de festa os fiéis poderão se deliciar com as barraquinhas de quitutes e salgados.A Fundação Cultural de Uberaba e os representantes da igreja convidam a todos os uberabenses para que participem das celebrações, enfatizando a importância de Santa Rita de Cássia, que neste ano completa 553 anos de sua morte e 156 anos de construção da querida capela de Santa Rita em Uberaba.

Quem foi santa Rita de Cássia?

A protetora das causas impossíveis, santa Rita de Cássia nasceu em Rocca Porena, próximo a Spoleto (Itália), em 1381, e expressou precocemente o desejo de ser freira. Os seus parentes já idosos insistiram para que ela se casasse quando tinha apenas doze anos, com um homem famoso pela sua crueldade e seu jeito rude. Ela passou 18 anos de sua vida, infeliz, e teve dois filhos, até que finalmente ficou viúva, quando o seu marido foi morto em uma briga. E após a morte de seus dois filhos, Rita tentou entrar para o convento agostiniano de Cascia, mas não conseguiu, pois as regras impostas eram de que só se aceitavam mulheres virgens. Contudo, ela continuou a rezar e fazer seus pedidos.

Em uma noite, ela foi milagrosamente transportada para dentro do convento com todas as suas enormes portas fechadas e trancadas. Quando as irmãs a viram lá dentro, decidiram que era desejo de Deus, que ela fosse aceita, e assim, em 1413, ela entrou para o convento “Ordem”, e logo teve sua fama garantida pela sua austeridade, devoção, oração e caridade. Pouco antes de morrer, uma visitante perguntou à santa Rita de Cássia se ela queria algo e ouviu como resposta, que ela gostaria de receber rosas de sua terra natal.

Para a visitante era impossível conseguir rosas naquela estação, inverno, mas, a santa insistiu dizendo que ela poderia ir que encontraria o seu pedido. Quando chegou em Rocca, a visitante, que era da família de Rita de Cássia encontrou uma linda roseira com flores, situada bem no meio da neve em frente à casa da santa. Então, ela levou as flores para satisfazer o desejo da ente querida.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub