WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

08/11/2021 - Fundação Cultural reinaugura a Galeria de Arte Rachel Machado com exposição de Hélio Siqueira

"Inquieto Sempre", exposição do artista Hélio Siqueira, reinaugura a Galeria de Arte Rachel Machado, localizada na sede da Fundação Cultural de Uberaba - Professor Antônio Carlos Marques. A abertura acontecerá às 19h desta terça-feira (9) e a exposição permanecerá até o dia 31 de dezembro. A mostra marca os 20 anos de produção em cerâmica, desenho e pintura do artista.

Ser inquieto, de múltiplas facetas na arte, Hélio Siqueira traz, em sua essência, a fusão do material e do espiritual. Nascido em Ouro Fino-MG, mas uberabense de corpo, alma e coração desde 1969, Hélio é considerado um dos grandes nomes da Arte Contemporânea Mineira, de reconhecimento nacional e internacional.

Sua obra transita por diferentes experiências criadoras, tendo o desenho como o grande ponto de partida, passando pela pintura nas técnicas do óleo, aquarela, guache.

“Tentei até tinta acrílica, mas adoro mesmo é o brilho do óleo, o empastamento, as camadas transparentes e as texturas e pinceladas fartas”, contou Siqueira. Em suas inúmeras atividades de estudo, pesquisa e produção, as linguagens da gravura e da pintura, sempre presentes em seu cotidiano criador, retratam épocas, memórias e sentimentos.

Hélio buscou aprender com grandes mestres da pintura, entre eles Yara Tupinambá, Ado Malagoli, Aluísio Carvão, Abelardo Zaluar e Amilcar de Castro. Nas técnicas da gravura, tanto da xilo (gravura em madeira) quanto em metal, foi aluno de José Lima, Maciej Babinsh e Evandro Carlos Jardim.

Linguagens metafóricas, cores vibrantes, gestos, figuras e paisagens em telas de grandes proporções mostram um ser plenamente expressivo. Hélio é incansável na busca da expressividade e da inventividade nas experiências da organização do forno, da queima, e no resultado, que como mágica surge ao se abrir o forno e perceber peças de cerâmica maravilhosas, ou ainda inquieto sempre: nas pinceladas fartas, nas combinações de cores e traços e desenhos que sempre estarão ali - linguagem rápida e autônoma.

Para visitação da exposição “Inquieto Sempre”, a Galeria estará aberta das 8h às 17h, na sede da FCU, localizada na Praça Rui Barbosa, 356, no Centro.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar