WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

30/09/2021 - Representantes da Fundação Cultural falam sobre Chico Xavier e patrimônio imaterial de Uberaba no curso "Educar para transformar a Terra de Gigantes"

A Fundação Cultural de Uberaba (FCU) participou, recentemente, da formação "Educar para transformar a Terra de Gigantes". O historiador Gustavo Vaz e o diretor do Memorial Chico Xavier, o museólogo Carlos Vitor, foram convidados para conversar com professores das redes municipal e estadual durante o curso que tem a proposta de difundir os valores e as potencialidades do Projeto Geopark Uberaba.

Uma das temáticas abordadas foi o patrimônio cultural imaterial da cidade. "Conversamos sobre as riquezas do Município e o potencial da nossa cultura popular a convite dos professores Thiago Riccioppo e Pedro Dias", pontuou o historiador da Seção Municipal do Patrimônio Histórico Cultural (Sempac), professor Gustavo Vaz.

Também foi apresentado aos professores o site "Caminhos do Patrimônio Cultural de Uberaba", desenvolvido pela FCU. A plataforma traz 13 expressões e manifestações uberabenses, registradas como patrimônio imaterial, como folias de reis, hip-hop, Treze de Maio, Circo do Povo, modo artesanal de fazer sinos, festa da Abadia, entre outros.

"Disponível no link mostravirtual.wixsite.com/caminhosdopatrimonio, o site conta com acervo rico e diverso da Fundação Cultural. De forma dinâmica, as fotografias foram disponibilizadas para que nossa cultura seja cada vez mais difundida ao público", completou o historiador.

Um dos pilares do Projeto Geopark Uberaba é a figura de Francisco Cândido Xavier. O chefe do Departamento de Museus e diretor do Memorial Chico Xavier, Carlos Vitor Silveira, conversou sobre a relevância do médium para a história da cidade e do espaço turístico-cultural.  

Inaugurado em 2016, o Memorial visa promover a reflexão e valorização das relações humanas por meio da salvaguarda e comunicação dos valores universais de amor, respeito, diálogo e solidariedade, vivenciados na trajetória e no legado de Chico.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar