WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

14/10/2021 - Fundação Cultural prepara IV Conferência Municipal de Cultura

Datas das pré-conferências de cada setorial serão divulgadas, em breve, pela FCU e pelo Conselho Municipal de Política Cultural

Governo Municipal, por meio da Fundação Cultural de Uberaba (FCU), promove nos dias 3 e 4 de novembro, no Teatro Sesiminas Uberaba, a IV Conferência Municipal de Cultura para planejamento das ações para os próximos oito anos, a partir do Plano Municipal de Cultura. O tema é “A cultura diante dos novos paradigmas da economia criativa: perspectivas e desafios”.

Na quarta-feira (3), serão ministradas palestras de formação cultural e gestão de carreira, além de ser apresentado o diagnóstico do atual Sistema Municipal de Cultura de Uberaba. Na quinta-feira (4), os Grupos de Trabalho (GTs) dos setoriais de cultura, como audiovisual, música, patrimônio histórico, dança, teatro, literatura, se reunirão para discutir as necessidades de cada setor, por meio da redação de objetivos, metas, prazos, indicadores e ações. Posteriormente, será realizada a plenária; em seguida, o encerramento da conferência.

O objetivo é propor estratégias de articulação e cooperação institucional com demais entes públicos municipais, sociedade civil, terceiro setor, entidades classistas e povos tradicionais. Dessa forma, é possível dinamizar a participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura para a aplicabilidade do Sistema Municipal de Cultura.

“Serão debatidas e elaboradas, por meio dos Grupos de Trabalho (GTs) de cada setorial cultural, propostas que atendam aos seus anseios e que possibilitarão a implementação do novo Plano Municipal de Cultura. Haverá a socialização de metodologias e conhecimentos, e a construção de um planejamento de ações para os próximos oito anos. Nos dois dias, teremos apresentações artísticas bem como mostras de arte com trabalhos que enfatizam as várias linguagens e expressões culturais de Uberaba no hall de entrada do teatro, além de palestras de formação cultural”, explicou o presidente da FCU, Cássio Facure.

O decreto de convocação para a IV Conferência Municipal de Cultura foi publicado no Porta-voz do Município do dia 6 de outubro, disponível no link https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=MTk4NTkx, a partir da página 11.

As datas das pré-conferências de cada setorial serão divulgadas nos canais oficiais da FCU, no instagram.com/cultura.prefuberaba, facebook.com/cultura.prefuberaba e uberaba.mg.gov.br/fundacaocultural, bem como nos canais de divulgação do Conselho Municipal de Política Cultural facebook.com/cmpcura e instagram.com/cmpc_uberaba/. Também será divulgada, de forma oficial, no Porta-voz do Município, a convocatória para as pré-conferências.

O presidente da Fundação Cultural ressaltou a importância da adesão dos profissionais nas pré-conferências, já que é a partir dela que os profissionais da cultura poderão se organizar durante os Grupos de Trabalho (GTs) na conferência e determinar as necessidades de cada setorial para o Plano Municipal de Cultura.

O credenciamento para participação na conferência será realizado no início dos trabalhos, nos dias 3 e 4 de novembro. Toda a comunidade poderá participar, em especial os profissionais ligados à área da cultura em suas variadas expressões.

Confira a programação da IV Conferência Municipal de Cultura:

03/11 (quarta) | Abertura e formação
8h - Credenciamento
9h - Abertura do evento
10h - Palestra magna com o superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia de Minas Gerais, Igor Arci Gomes
12h - Intervalo
14h - Palestra sobre Gestão de Carreira
16h - Intervalo
16h30 - Diagnóstico do atual Sistema Municipal de Cultura de Uberaba/MG
18h - Encerramento

04/11 (quinta) | Grupos de Trabalho
7h - Credenciamento
8h - Apresentação dos Grupos de Trabalho (GTs) e deliberações pertinentes à metodologia de trabalho
8h30 - Formação dos GTs/eixos de trabalho
12h - Intervalo
14h - Continuação dos GTs

Plenária
15h30 - Compartilhamento de resultados dos GTs
17h - Intervalo
18h - Encerramento

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar