WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

08/10/2021 - “Amigos do Memorial Chico Xavier” reúne autoridades e representantes do terceiro setor para apresentação do projeto de revitalização

O Memorial Chico Xavier recebeu, na noite da última quinta-feira (7), autoridades, representantes do terceiro setor, da sociedade civil, do setor público e da comunidade espírita para apresentação do projeto de revitalização do espaço.

O evento “Amigos do Memorial Chico Xavier” transmitiu, com simplicidade e delicadeza, a potencialidade do legado do médium, representada no que serão os novos espaços do Memorial.

O público foi recebido pelos músicos Eliezer Thiago, na voz e no violino, e Elias Júnior, no teclado, interpretando uma das canções favoritas de Chico Xavier, “Hi Lili, Hi Lo”.

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, esteve presente no evento. “É uma alegria apresentar à comunidade o projeto de revitalização deste espaço intercultural e turístico, que traz uma sequência de espaços físicos que costuram a vida e o exemplo de conduta do Chico, marcados pelo diálogo, solidariedade, amor e respeito”, afirmou durante seu pronunciamento.

“Esse espaço vai ter uma função além de cultural, econômica, simbólica, social, mas também de reequilíbrio, de reorganização das energias do planeta nesses tempos difíceis que estamos passando. É um projeto que reúne, em sua essência, características ambientais também, pois estamos diante da Mata do Carrinho, que será integrada ao complexo do Memorial. Portanto, o visitante poderá usufruir de patrimônio cultural e ambiental, dentro da visão de patrimônio integrado, com cultura e natureza”, disse o diretor do espaço, Carlos Vitor Silveira.

No anfiteatro, o público assistiu a um vídeo sobre a importância dos valores universais disseminados na existência histórica de Chico Xavier, enfatizando como essas virtudes podem produzir experiências sensíveis e emocionais nas plataformas imersivas do novo Memorial. O material audiovisual também abordou como pessoas físicas e jurídicas podem ser parceiras por meio da renúncia fiscal na declaração do Imposto de Renda.

"É uma iniciativa linda e necessária para esses tempos de transição, que representa quem foi Chico. Em nome da União Espírita de Uberaba e União Espírita Mineira, ficamos muito felizes. Este espaço representa um tesouro enorme para nós, espíritas, cristãos e uberabenses", disse Sonia Barsante.

O arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, também prestigiou o evento. "O novo Memorial Chico Xavier vai nos ajudar na difusão de cultura, trazendo pessoas de fora para conhecer a riqueza de Uberaba. É um espaço que irá atrair visitantes para os nossos centros, igrejas, museus e para a nossa história", pontuou.

Representando a Câmara Municipal de Uberaba, estavam o presidente, Ismar Marão, e os vereadores Rochelle Gutierrez, Celso Neto, Cabo Diego Fabiano e Anderson Dois Irmãos. “Que esse local possa servir para trazer um fio de esperança de que é possível resgatarmos em nós o amor ao próximo, a caridade e a vontade de termos um mundo melhor”, reforçou Celso Neto.

Depois, o público foi convidado a caminhar pelos ambientes do Memorial Chico Xavier. Equipamentos espalhados pelo local projetavam, nos respectivos espaços, o resultado após da revitalização.

O evento terminou com um coquetel na parte externa do prédio, onde os convidados puderam se socializar e conversar sobre o projeto.

Também prestigiaram o evento o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facure; o vice-presidente da CDL, Fernando Xavier; o presidente da Comunhão Espírita Cristã, Nereu Nice de Sousa; o engenheiro agrônomo representante do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM), Augusto César dos Santos; o presidente do Cigra, Maurício Pincelli; o gerente regional do Sebrae, William Brito; o representante da ABCZ, Luís Carlos Borges Ribeiro e o representante da Fiemg, Luiz Alberto Balieiro (Ziza).

Todas as informações, cartilhas e tutoriais de como doar estão disponíveis no site institucional https://www.memorialchicoxavier.com/.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar