WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

28/04/2010 - Uberaba vira a capital do Catira

O chão tremeu na Casa do Folclore na noite de sábado, 24. As apresentações dos treze grupos de Catira dos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais  emocionaram o público, que assistiu a uma disputa acirrada pelo prêmio maior de cinco mil reais para o grupo vencedor.
O 1º Festival Nacional de Catira, realizado pela Fundação Cultural de Uberaba, com patrocínio da Petrobrás, atraiu mais de seis mil pessoas à Casa do Folclore, parceira do evento, número que ultrapassou as expectativas dos organizadores.

Os grupos eram apresentados por Alexandre Saad, o mestre-de-cerimônias da noite, e vários levantaram o público com apresentações vigorosas e ritmadas, de grande beleza e harmonia, arrancando aplausos entusiasmados dos presentes. O público também se divertiu com as brincadeiras do caipira Tonho Prado, sucesso na TV Aparecida, e se emocionou com o dueto de ballet e catira, entre uma bailarina e o catireiro Romeu Borges, que já havia feito esse número com a famosa bailarina Ana Maria Botafogo.

Para o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Rodrigo Mateus, o grande sucesso do evento mostra que a cultura popular está mais viva do que nunca na sociedade e que realizar um evento de porte nacional era uma meta de sua gestão. “A nata do catira brasileiro estava aqui, temos a obrigação de firmar este evento em nosso calendário e tornar Uberaba a capital do Catira!”, finalizou.

O folclorista e empresário Gilberto Resende afirmou que se sentia feliz e realizado, e que o evento era uma homenagem a grandes uberabenses que contribuíram para a preservação das tradições, como Manoel Teles, Toninho da Marieta, entre outros. O diretor financeiro da Petrobrás, o uberabense Almir Barbassa, conferiu pessoalmente o espetáculo, se mostrou muito satisfeito e garantiu permanente apoio à cultura local.

Confira os grandes vencedores do 1º Festival Nacional de Catira de Uberaba:

Melhor Grupo:
1º lugar: Os Filhos de Aparecida (Aparecida de Goiânia/GO)
2º lugar: Catira Tradição Manoel Teles (Uberaba/MG)
3º lugar: Catira dos Borges (Uberaba/MG)

Melhor Dupla de Violeiros Acompanhantes:
1º lugar: Catira Tradição Manoel Teles (Uberaba/MG)
2º lugar: Os Filhos de Aparecida (Aparecida de Goiânia/GO)
3º lugar: Catira dos Borges (Uberaba/MG)

Destaque Individual: Romeu Borges, do grupo Catira dos Borges (Uberaba/MG)

Comunicação com o Público: Os Filhos de Aparecida (Aparecida de Goiânia/GO)

Participante Iniciante: Catireiros de Joanápolis (Anápolis/GO)
 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar