WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

05/04/2010 - PMU lança projeto “Ponto de Leitura”

Na próxima quinta-feira (8) acontece o lançamento do projeto “Ponto de Leitura”, na Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães, a partir das 20h, com participação especial de Léo do Peixe. O projeto pretende promover a democratização do livro e da leitura, oportunizando o desenvolvimento da cidadania e a elevação do nível sociocultural da população, levando os livros a todos os cantos de Uberaba.

Inicialmente os Pontos de Leitura estarão disponibilizados em locais de grande fluxo na cidade, onde estarão disponíveis em estantes de leitura, livros de literatura que serão emprestados ou até mesmo doados, caso a pessoa queira levar o livro pra casa ou deixar algum livro de doação para o projeto. Inicialmente o projeto irá atender vinte locais, das mais diferentes áreas de atuação como saúde, educação, assistência social, comércio, lazer, cultura e serviços.

Durante o lançamento do projeto, o pescador Léo do Peixe fará uma participação especial para contar sua experiência com os livros. Léo tem 42 anos e além de feirante é batalhador na defesa dos livros como canal transformador da realidade social da cidade de Pirapora, Minas Gerais. Há três anos criou o Clube da Leitura. No início, levar livros para a feira do bairro Santos Dumont aos domingos era apenas uma maneira de distrair os filhos enquanto ele, com sua barraca de peixe, e sua esposa, Analina dos Santos Diniz, 36 anos, na barraca de roupas infantis, ganhavam o sustento da família. "Passava a semana inteira pescando e só tinha o domingo para conviver com meus filhos. Levar os livros para a feira era um jeitinho de tê-los por perto, fazendo algo legal para o futuro deles” afirma Léo do peixe. Hoje Léo se tornou referência na cidade e com a pouca ajuda dos amigos já possui um acervo de 12 mil livros e quatro pontos de leitura. São 1.000 pessoas cadastradas, que podem levar para casa, gratuitamente, livros, enciclopédias, revistas e apostilas.

Além da participação especial de Léo do peixe durante o lançamento do projeto, haverá também uma apresentação cultural de contação de estórias. O projeto “Ponto de Leitura” é uma parceria entre a Fundação Cultural de Uberaba, a Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães e a Secretaria de Educação e Cultura. Os pontos de leitura estarão inicialmente nos seguintes locais: Fórum Melo Viana, Agência Central dos Correios, Agência Central da Caixa Econômica Federal, INSS, Rodoviária, Vovó Tuta, Café do Teatro, Beliske ,Choperia do Mário , Aeroporto ,Uirapuru Fit Academia ,Barbearia do Tião , Loteria do Shopping Urbano Salomão ,Cemig, UAI, UPA são Benedito, UPA Abadia, Codau(Governador Valadares), Caism e Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar