WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

30/01/2009 - Uberaba sedia a 51º edição do Festival de Folias de Reis

A Fundação Cultural promove mais uma edição do 51º Festival de Folias de Uberaba. O evento promete reunir um grande número de companhias de Folia de Reis. O festival acontecerá neste domingo no Salão Paroquial Padre Ângelo – Igreja de Nossa Senhora D’ Abadia. O objetivo do projeto é reforçar a identidade cultural da região e promover o registro e o acesso ao patrimônio cultural, trabalhar a formação e a integração de platéia nas diferentes linguagens artísticas, contribuir para o conhecimento sobre a importância dos bens culturais da região e fomentar a criação artística num projeto de integração das Artes. De acordo com os coordenadores do evento, Sueli Arantes Borges, Elizete Resende e Antônio Carlos Marques, as folias interpretaram canções de rara beleza dessa manifestação folclórica.  Mas a festa de Folia de Reis foi trazida ao Brasil pelos portugueses, que a comemoravam em sua terra mais como divertimento.

Entre nós ela adquiriu o espírito religioso que conserva até hoje, sendo desenvolvida com características próprias e transformando-se em manifestação folclórica de rara beleza. Seu início acontece no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, prosseguindo até o dia 2 de fevereiro, período em que grupos festivos de pessoas saem cantando ao som de violão, sanfona, cavaquinho, pandeiro, reco-reco, chocalho e outros instrumentos, exaltando o Deus Menino e percorrendo as ruas da zona urbana e rural, indo de porta em porta em busca de oferendas que podem variar de um prato de comida a uma xícara de café.

Os personagens que compõem a folia somam doze pessoas, todas trajando roupas bastante coloridas, sendo elas o mestre e contramestre, donos de conhecimentos sobre a manifestação e líderes dos foliões; além do palhaço, dos foliões e dos três reis magos.Desde o ano de 1983, até os dias de hoje, coube à Fundação Cultural dar seqüência à iniciativa popular de realizar o Festival de Folias de Reis de Uberaba, que, desde o ano de 1956, era realizado por iniciativa dos próprios grupos e da dupla Toninho e Marieta. A FCU sempre busca preservar um projeto que mantém não apenas a tradição folclórica, mas o registro da identidade cultural da nossa cidade.

Lembrando que as inscrições ainda estão abertas até sexta-feira, dia (06), na sede da Fundação Cultural de Uberaba, das 8 as 18h na rua Tristão de Castro, 64 ou no dia do encontro no Salão Paroquial. Apresentação dos grupos será feita de acordo com a ordem de chegada no dia do encontro.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar