WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

12/05/2009 - Fundação Cultural comemora Abolição da Escravatura

Comemorando 121 anos da abolição da escravatura neste dia 13 de maio, a Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural em parceria com o Conselho Afro Brasileiro e Associação das Congadas e Moçambiques de Uberaba, celebram a data com extensa programação nesta quarta-feira.

Às 5h da manhã, alvorada em diversos bairros da cidade. A partir das 10h, início do desfile dos ternos de congada, moçambique e vilões com saída da Rua Suíça, nº 182, no Boa Vista percorrendo a Avenida Elias Cruvinel, Rua Tiradentes com ponto final na praça da Igreja Santa Terezinha, onde às 12h, acontece missa solene com participação do Coral Afro. Em seguida, no busto da princesa Isabel, o orador Marcelo Simpatia profere discurso alusivo à data. Após esse momento, apresentação individual de cada terno. Seguindo a programação, às 13h30, tem retorno dos ternos para seus quartéis, em desfile pela cidade. A expectativa é que 1.200 pessoas participem das comemorações.

Às 22h, no Clube Sírio Libanês, baile com animação da banda “Black Music”. À meia noite serão coroados os festeiros do ano de 2010.
O evento tem por objetivo resgatar as festividades da abolição da escravatura, visto que essa comemoração com ternos de congadas e moçambiques já se extinguiu em vários lugares do Brasil, mas Uberaba mantém acesa a cultura centenária e detém um dos maiores grupos de ternos do país, totalizando 18 no município.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar