WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

30/08/2021 - Abertura da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural em Uberaba será nesta quarta

A Fundação Cultural de Uberaba (FCU) abrirá o mês de setembro com o início das atividades da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, realizada ao mesmo tempo em diferentes municípios mineiros, para incentivar a preservação e a valorização do patrimônio histórico. A abertura do evento acontece nesta quarta-feira (1º), de forma presencial, no Teatro Municipal Vera Cruz, a partir das 19h, seguindo os protocolos de saúde recomendados por decreto. Qualquer pessoa poderá participar gratuitamente. Não será necessário fazer inscrição.  

Músicos do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi darão início às atividades da noite. Thiago Neves e Kátia Benedita vão cantar durante a abertura, com Cacá Perez no violoncelo e Ranieri Tosta no teclado. Em seguida, o arte-educador, rapper, produtor e agente cultural Cairo Damasceno, o Toi, fará apresentação no palco do teatro. 

A equipe de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural também lança a exposição virtual “Caminhos do Patrimônio Cultural de Uberaba”. A mostra consiste em um site com fotografias e textos a respeito do patrimônio imaterial da cidade, rica em manifestações e símbolos culturais. Folia de Reis, Circo do Povo, modo artesanal de fazer sinos, Festa da Abadia, Treze de Maio e outras expressões locais integram a exposição. As fotos são do acervo da FCU. 

A convidada Sandra Mara Dantas traz a palestra “Percursos locais e novos horizontes na gestão do patrimônio cultural na contemporaneidade” para a noite de abertura do evento. A profissional é bacharel, licenciada e mestre em História, além de ser professora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É doutora em História Social, com estudos que abordam temas como história cultural, relações entre história e memória, e ensino de História.  

A Jornada – Com o tema “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”, a 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais é uma ação promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico, o Iepha/MG. 

Em Uberaba, a programação inclui palestras de Educação Patrimonial, fórum de discussão, exposição virtual e lançamento da Filial Regional do Instituto Fernando Sabino. Confira todas as atividades nos canais oficiais de divulgação Fundação Cultural: uberaba.mg.gov.br/fundacaocultural, instagram.com/cultura.prefuberaba e facebook.com/cultura.prefuberaba.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar