WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

25/08/2021 - Governo Municipal recebe representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Luís Fernando Oliveira

O Governo Municipal de Uberaba recebeu, nesta quarta-feira (25), o subsecretário de Estado de Cultura, Maurício Canguçu, a subsecretária de Estado de Turismo, Milena Pedrosa, o superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia, Igor Arci Gomes.

Capacitação - Pela manhã, equipe técnica da Fundação Cultural de Uberaba, equipe da ABCZ, membros da comissão do Projeto Geopark, além de representantes da Cultura e Turismo de Sacramento, Campo Florido, Conquista e Araxá participaram da capacitação de benchmarking no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba. 

Ministrada pelo superintendente Igor Gomes, a capacitação trouxe um estudo de cases de sucesso de empresas que trabalham com patrocínio de projetos culturais em Minas Gerais. Também foi abordada a funcionalidade e os mecanismos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Desenvolvimento cultural e turístico - A comitiva da Secretaria de Turismo e Cultura do Estado também esteve com a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo. O grupo aproveitou para falar sobre os projetos que poderão ser executados em parceria com as pastas de Turismo e Cultura de Uberaba e o Governo do Estado de Minas Gerais. Foram apresentados projetos com perspectiva de resultado para o setor.

A comitiva se colocou à disposição para contribuir no desenvolvimento das ações e na capacitação da equipe municipal. “Conseguimos passar para a equipe do Estado o nosso desejo de executar os projetos na área e trazer muitos bons resultados para a população, muito incentivo à cultura, muito desenvolvimento econômico junto com o turismo, e nós vimos que o Estado está com política muito parecida com a nossa. Com esse apoio, tenho certeza que vamos atingir ótimos resultados”, explicou Elisa.

"Fizemos algumas solicitações, principalmente para Peirópolis, além de termos abordado que a divulgação de eventos de turismo de Uberaba seja feita em todo o estado de Minas Gerais. Foi uma interação importante em que todos saíram ganhando. Quanto às experiências e orientações que nos passaram, vamos correr atrás", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos. 

Na agenda, a prefeita esteve acompanhada da diretora de Turismo, Feiras e Eventos, Maria Aparecida Basílio, do presidente da Fundação Cultural, Cássio Facury, e do vereador Eloísio Santos.

Casa da Cultura - Na parte da tarde, a comitiva cumpriu agenda na sede da Fundação Cultural. O subsecretário Maurício Canguçu e o superintendente Igor Gomes conversaram a respeito das orientações técnicas no âmbito do Sistema Estadual de Cultura com toda a equipe da FCU. O grupo dialogou sobre editais de incentivo, projetos artísticos, bem como as dificuldades e as potencialidades do setor cultural em Uberaba. Na oportunidade, a equipe também apresentou os equipamentos culturais gerenciados pela Fundação. 

“Nós ficamos muito felizes com essa troca de experiências, porque percebemos que estamos alinhados com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. A partir de agora, nossa aproximação e contato será muito maior, o que contribuirá bastante para a cultura de Uberaba”, pontuou o presidente Cássio Facury. 

Projeto Geopark – No fim da tarde, a comitiva encerrou a agenda na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Membros da comissão do Geopark Uberaba apresentaram o projeto ao subsecretário de Estado de Cultura, Maurício Canguçu, além das iniciativas “Natal no Parque” e “Feira Gastronômica”. 

Na reunião, também foi abordado o Novo Museu do Zebu, o projeto de revitalização do Memorial Chico Xavier, os projetos de geossítios e sítios histórico-culturais, fomento ao turismo local, 80 anos do Parque Fernando Costa e 205 anos do Triângulo Mineiro.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar