WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

03/08/2021 - Fundação Cultural reforça preservação e valorização da tradição da Festa de Nossa Senhora da Abadia

A Fundação Cultural de Uberaba (FCU), por meio do Departamento de Fomento à Cultura e Patrimônio Histórico, está realizando a salvaguarda da Festa de Nossa Senhora da Abadia. O trabalho é uma forma de legitimar e comprovar, oficialmente, que a celebração religiosa está perpetuando no calendário litúrgico. 

A salvaguarda também continua a preservação e valorização dessa tradição uberabense, já que a Festa de Nossa Senhora da Abadia é registrada como patrimônio imaterial da cidade. “É um marco na nossa cultura e na fé popular, uma vez que a santa é a padroeira de Uberaba”, pontuou o coordenador do trabalho de proteção, o historiador e professor Gustavo Vaz.   

As medidas de salvaguarda acontecem a partir de fotografias, filmagens, notícias, divulgações, entrevistas e acompanhamento de todos os processos da festa pela equipe de Patrimônio Histórico.  

Em 2021, a celebração vai acontecer de forma híbrida. Toda a programação será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Basílica de Nossa Senhora D'Abadia. Também será permitida, presencialmente, a participação limitada de fiéis dentro do santuário como medida de segurança sanitária, mediante distribuição de senhas na secretaria da igreja. 

Acompanhe a programação completa e as transmissões de vídeo da Festa de Nossa Senhora da Abadia para o mês de agosto na página facebook.com/santuariodaabadiauberaba. 

Padroeira de Uberaba – A santa tornou-se padroeira popular de Uberaba em 1881, quando chegou à cidade. Foi escolhida pelo povo, que também faz com que a festa seja uma ação contínua de fé. Em 2021, a cidade comemora os 140 anos de devoção à Nossa Senhora da Abadia e os 100 anos de criação da paróquia.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar