WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

15/06/2021 - Fundação Cultural realiza inventário de proteção das casas de matrizes africanas

Casas de candomblé e umbanda de Uberaba continuam a ser inventariadas pela Fundação Cultural de Uberaba (FCU). Será realizado o Inventário de Proteção do Acervo Cultural, conhecido como Ipac, de 16 casas. Durante reunião nesta terça-feira (15), a lista foi apresentada ao Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), que foi favorável à realização da ação de proteção e preservação.

O projeto foi iniciado em 2016 pela Seção Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac) para valorizar e preservar as religiões de matrizes afro-brasileiras. Desde então, 20 casas já foram inventariadas e reconhecidas como patrimônio histórico cultural.

Agora, o objetivo é catalogar e ter uma estimativa da quantidade de espaço voltado para o candomblé e umbanda em Uberaba, priorizando os espaços mais antigos e tradicionais.

O coordenador do projeto, o historiador Gustavo Vaz, do Sempac, explicou o processo. "Fazemos a ficha de inventário com todos os dados históricos da casa e remetemos ao Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), seguindo as instruções de deliberação normativa das políticas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Depois, é feito o dossiê para o registro como patrimônio histórico cultural. Esse plano do Ipac se estende entre 2021 e 2022".

Confira a lista das casas de matrizes africanas que serão inventariadas: Nzo Ria Kavungo; Ilê Asé Tobi Oju Obáladê; N'zo Kingongo Oxi; Ilê Àse Tobi Ógún Koyadé; Ilê Alaketu Óluwo Afe; Ilê Alaketu Egbe Omo Ode; Ilê Ase Tobi Labi Omim; Tenda de Umbanda de Luz Caboclo Cobra Coral; Tenda de Umbanda Zé Pilintra; Centro Espírita Pai João de Aruanda; Casa Espírita Reino de Oxalá; Tenda de Umbanda Morada dos Orixás; Yle Ase Oluwa Awon Ewebe; Ilé Asé Kabiecile Elégbò; Ilê Asé Odé Miradê; e Centro de Umbanda Quinca Flor de Moçambique.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar