WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

25/05/2021 - Fundação Cultural apoia o trabalho de transformação social pela cultura

A Fundação Cultural Professor Antônio Carlos Marques é apoiadora do trabalho realizado pelo arte-educador, rapper, produtor e agente cultural Cairo Damasceno, o Toi. Coordenador de projetos voltados para a juventude consciente, ele se prepara, agora, para lançar a edição on-line de 2021 do "Cultura e Arte nas Escolas". Toi também desenvolve ações voltadas para a música e o hip-hop, como a "Batalha do Calçadão", que completa dez anos em agosto, e o "Talentos Cidadania", projeto premiado nacionalmente que surgiu da parceria do poder público com a iniciativa privada.

O primeiro contato do arte-educador com a cultura foi no Circo do Povo, aos dez anos de idade, quando acompanhava a mãe no curso de artesanato. "O Circo sempre ocupou a comunidade e eu sou um cara que veio de lá. O professor Antônio Carlos, na época, me apresentou pra galera do hip-hop que participava do Circo do Povo e eu acabei levando isso pra vida. Eu sempre falo: amor, cultura e responsa", lembrou Toi.

O presidente interino da Fundação Cultural, Cássio Facury, reforçou a parceria. "O Toi é um anjo na arte de inclusão de crianças e adolescentes em condição de risco. Ele luta pela difusão da arte e da cultura, dando oportunidade e formação para tantas pessoas. O Município deve muito a essa figura. A Fundação Cultural está aqui para valorizá-lo e incentivá-lo a dar continuidade às suas ações e projetos."

Projetos - "Cultura e Arte nas Escolas" é uma iniciativa que começou em 2020 e, agora, segue para o segundo ano de atividade. O projeto leva arte urbana para as escolas da rede pública por meio de palestras motivacionais, com a proposta de construir conscientização e empoderamento da juventude. Para isso, aborda temas como mercado de trabalho, política, preconceito, diversidade, vulnerabilidade social, autocuidado e cuidado coletivo. Um dos diferenciais é a forma como incentiva a motivação imediata e a transformação, aumentando a frequência escolar no período de pandemia. Esse é um fator que evita a evasão de alunos nesse momento. "Estamos formando lideranças e agregando valores a partir da Arte Educação", afirmou Toi. As escolas interessadas em receber as edições do projeto podem entrar em contato pelo telefone (34) 99154-6340 ou pelo instagram.com/toirap.

Quanto ao aniversário da “Batalha do Calçadão”, Toi explicou que já existe uma programação de atividades on-line acontecendo. "Vamos lotar as redes sociais com quatro grandes ações comemorativas. Vamos ter oficinas, grafites, exposições on-line, DJs, documentário, lives e conteúdos diários, basta acompanhar no nosso Instagram @batalhadocalcada, no Facebook e no canal do YouTube."

Pelo trabalho social que realiza, Toi já transformou a vida de dezenas de jovens, ao lado das equipes que movimentam cada ação e de parcerias importantes, como a da Fundação Cultural, do Shopping Uberaba, da Angra Serviços e do Instituto Agronelli. Por meio de projetos culturais, busca reduzir a vulnerabilidade social nas comunidades. "Já chegamos muito longe e a ideia é só alcançar e alcançar", finalizou.

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar