WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

10/03/2021 - Minicurso gratuito aborda o movimento cultural "Clube da Esquina"

Com incentivo da Lei Aldir Blanc, por meio da Fundação Cultural Professor Antônio Carlos Marques, o cantor e historiador Gabriel Mendes produziu material audiovisual gratuito sobre movimentos culturais, com destaque para o "Clube da Esquina". O minicurso está disponível no Facebook do historiador, nesta quarta-feira (10), a partir das 18h, no link https://abre.ai/gabrielmendes.

Gabriel Mendes é ator, cantor, intérprete e professor, além de ser graduado em História pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Como artista e historiador, uniu sua paixão pela música e a formação acadêmica para produzir conteúdo sobre movimentos culturais, principalmente os nacionais. "Esse material surgiu a partir de um trabalho de pesquisa sobre o 'Clube da Esquina' e agora compartilho com todos, gratuitamente, com muito carinho. Tem muita música, informação e cultura", explicou.

Clube da Esquina - Na década de 1960, um grupo de músicos e compositores ficou conhecido como "Clube da Esquina". O movimento cultural surgiu em Minas Gerais, resultado da amizade entre Milton Nascimento e os irmãos Márcio Borges e Lô Borges. Eles se reuniam na esquina das ruas Divinópolis com Paraisópolis, no tradicional bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte.

Em 1972, Milton, Lô Borges e Beto Guedes gravaram o álbum "Clube da Esquina". O projeto ganhou uma base roqueira importante para a sonoridade do disco, cujo grande diferencial é a fusão de gêneros como bossa nova, jazz e música folclórica negra, além de pitadas de música erudita e hispânica. Em 1978, o grupo lançou "Clube da Esquina 2", álbum com novos integrantes.

Para consagrar o marco na história da MPB, foi inaugurado, em 2011, o Museu Clube da Esquina, na mesma rua em que surgiu o movimento. Recentemente, no ano de 2019, foram comemorados os 45 anos do álbum com uma turnê inédita, que passou por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Lisboa, Paris, Amsterdã e Madri.

 

Jorn. Diandra Tomaz

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar