WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

11/02/2021 - FCU visita Câmara para acompanhar andamento do "Museu da Nossa Gente"

A equipe técnica da Fundação Cultural Professor Antônio Carlos Marques visitou a Câmara Municipal de Uberaba, na tarde desta quarta-feira (10), para conhecer detalhes do andamento do "Museu da Nossa Gente". O projeto foi desenvolvido em 2019 pelo presidente da CMU, vereador Ismar Marão, em conjunto com a Fundação Cultural, representante do Poder Executivo. Em função da pandemia, o projeto foi paralisado e, agora, está sendo retomado no início dessa legislatura, com os preceitos e critérios da nova administração.

 

Estiveram presentes no encontro, o presidente interino, Cássio Facury, e os chefes de departamento Maria Thereza Oliveira (Fomento à Cultura e Patrimônio Histórico), Carlos Vitor de Souza (Museus) e Alexandre Oliveira (Equipamentos Culturais).

 

O “Museu da Nossa Gente” é um espaço de memória que será instalado na sede da Câmara Municipal, na praça Rui Barbosa. "O prédio em si já é um museu, dado a sua história e a sua arquitetura, além de a CMU também possuir um acervo artístico de esculturas, quadros e pinturas. O Museu tem uma abordagem muito mais ampla, porque visa ser um espaço histórico e cultural para Uberaba, tratando as principais questões que contornam a identidade da cidade", explicou o museólogo Carlos Vitor de Souza.

 

A jornalista Evacira Coraspe é uma das coordenadoras do “Museu da Nossa Gente” e recebeu a equipe técnica da FCU. "Mostramos o que já desenvolvemos em termos de projeto museológico, porque parte da Câmara, especialmente a térrea, e uma parte superior, onde está o Salão Nobre, já foram desenhadas para o museu. O mobiliário, já reformamos, organizamos e fizemos levantamento patrimonial. Apresentamos, ainda, minuta de um projeto de lei para que se materialize e se oficialize, tendo disposição oficial e legal como museu", contou a jornalista e presidente da Comissão de Revitalização, Cultura e Memória da CMU.

 

O projeto de lei deverá ser encaminhado pela Fundação Cultural ao Executivo, que enviará à Câmara para apreciação dos vereadores.


O presidente da FCU colocou-se à disposição para apoiar e acompanhar todos os processos do “Museu da Nossa Gente”. "Cássio Facury demonstrou ter muito entusiasmo. Ele tem uma compreensão rápida da necessidade e do valor de um museu como um equipamento cultural e educativo", finalizou Evacira Coraspe.


Essa é uma parceria entre o Poder Legislativo e Executivo. A partir de agora, as diretrizes serão traçadas para dar continuidade ao trabalho de implantação do museu.


Jorn. Diandra Tomaz

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar