WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

05/02/2021 - Projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc movimentam a cultura em Uberaba

            As iniciativas contempladas pela Lei Aldir Blanc já estão sendo executadas na cidade. A Fundação Cultural Professor Antônio Carlos Marques repassou a verba federal da lei emergencial para o setor de cultura, a partir de quatro editais lançados em Uberaba. Os projetos são todos gratuitos para a comunidade e têm movimentado a cena cultural. No “Cultura On”, edital com maior número de contemplados, mais de 230 projetos foram selecionados para serem desenvolvidos em 2021.

            “Convoco o setor cultural para dar atenção especial à execução desses projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc. Essa é uma construção para toda a classe artística de Uberaba”, afirmou o presidente-adjunto e interino da FCU.

            O concurso cultural “Me conte um conto” é uma das iniciativas que vão premiar com R$500 os 12 melhores contos da cidade, alcançando, inclusive, as escolas do Município. Lançamentos de músicas e EP Visual, como o do cantor Anddre Mafra, tem feito sucesso com o público que é fã do trabalho autoral de artistas independentes da região. Na dança, o Estúdio de Dança Emerson Patrício, a professora e bailarina Fernanda Macchain, a professora de dança Andrea Gaia e a dançarina Suellen dos Reis promoveram conteúdo gratuitamente.

            Shows e exposições on-line marcaram presença. O coletivo Cultura Plural, que teve cinco projetos aprovados pela lei de incentivo, lançou uma mostra de desenhos pelas redes sociais, além de uma galeria virtual com curadoria de três artistas locais para promover a arte uberabense. Músicos como Denilson Mariano, Jhefe, Carlos Giovanny, Elias Jr., Edson Jr., Eduardo Coelho, Zo Batera, grupo 4 de Ouros, banda Broken Jazz Society, entre outros, realizaram transmissões ao vivo pelo edital Cultura On.

            A religiosidade e a cultura popular também foram eixos desenvolvidos no videodocumentário “Construção artístico-cultural de uma bandeira de reis”, de Leonor Correa. O bate-papo com os autores do livro “A árvore do Evangelho no coração do Brasil”, Marta Fernandes de Oliveira e Leone Sene, resultou em um vídeo sobre a origem do Espiritismo no Triângulo Mineiro. Os dois audiovisuais foram disponibilizados no YouTube.

            Projetos de literatura também são destaque: a live “Paralelo Meridiano – Literatura da Vida Real”, da jornalista e escritora Raiane Duarte, e a série de vídeos “Literatura de Cordel”, do Cultura Plural. Para quem gosta de arte, está disponível virtualmente a “Série Fora da Caverna”, com telas de Dea Milk; a coletânea “Flores Falciformes”, de Maria Vilela, e aula a respeito dos estudos de arte contemporânea do coletivo Cultura Plural.

            Todas as iniciativas contempladas pela Lei Aldir Blanc têm até o dia 15 de março para serem executadas. A data inicial para a prestação de contas seria na última semana de janeiro, no dia 31. Dessa forma, a prorrogação para o mês de março garantiu mais 43 dias para os beneficiados.

 

Jorn. Diandra Tomaz

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar