WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

03/02/2021 - Parceria entre Fundação Cultural e UFTM resulta em exposição virtual sobre bandeiras de Folias de Reis

“Oração: Estandartes e Bandeiras” é o tema da exposição virtual que surgiu de uma parceria entre a Fundação Cultural Professor Antônio Carlos Marques e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A iniciativa faz parte do Programa Interfaces entre Artes, Ciências e Matemática da UFTM e propõe a valorização da cultura popular regional.

O Departamento de Fomento à Cultura e Patrimônio Histórico da FCU forneceu acervo de fotos relacionado às Folias de Reis da cidade. Conforme pesquisa da Seção Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural (Sempac), Uberaba contempla um número significativo de grupos de foliões, que integram a tradição local.

“Essa mostra artística representa uma cena da manifestação folclórica da cultura popular e religiosa. Os estandartes e as bandeiras são confeccionados por companhias de reis locais, fazendo parte da nossa identidade enquanto região”, afirmou o historiador do Departamento de Fomento à Cultura e Patrimônio Histórico da Fundação Cultural, Gustavo Vaz.

O coordenador do programa, professor Alberto da Costa, convidou a comunidade para conhecer a mostra. “A exposição virtual inaugura os trabalhos de 2021 do Programa Interfaces da UFTM. Essas bandeiras sagradas das Folias de Reis pedem licença para entrar nas suas redes sociais e na sua casa.”

A exposição está disponível no Instagram @programainterfacesuftm e no facebook.com/programainterfacesuftm.

 

Jorn. Diandra Tomaz

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar