WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

01/12/2020 - Mais de 20 artesãos uberabenses têm trabalhos expostos na Feira Nacional em BH

Aberta oficialmente nesta terça-feira (1º) a 31ª Exposição Nacional de Artesanato, no pavilhão da Expominas em Belo Horizonte. Uberaba participa, por meio da Fundação Cultural e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, juntamente com o Circuito Turístico Alta Mogiana, fazendo parte do mais importante evento do gênero no país em 2020, possivelmente o único devido à pandemia. Da região, além de Uberaba, somente participam Uberlândia, Araguari e Iturama.

A chefe da Seção do Departamento de Cultura da FCU, Karina de Oliveira foi a portadora das cerca de mil peças de artesanato, de artesãos como Iete, Cidinha Coimbra, Ingrid, e mais 20 artesãos parceiros da Fundação Cultural.

De acordo com a diretora e gestora do Circuito, Fátima Alves Mafra, essa oportunidade é ímpar, pois estão sendo apresentados os bordados, artes, esculturas e os trabalhos da Gastronomia que é muito forte. “Existe um interesse muito grande nos produtos do Geopark “Terra de Gigantes”, cuja Geoloja do complexo Santa Rita foi inaugurada na última semana e estavam sendo ansiosamente esperados na feira.

“Essa feira tem uma visibilidade e uma importância muito grande para nossa cultura que será mostrada para o Brasil inteiro. Vamos representar as outras cidades do Triângulo Mineiro que infelizmente não puderam participar em razão da pandemia”, ressaltou.  Karina lembra que a intenção é ajudar os artesãos também a ter fonte de renda, uma vez que a pandemia impossibilitou a realização das feiras e exposições locais.

A diretora de Turismo, Feiras e Eventos da Sedec, Maria Aparecida Basílio, lembra que o artesanato é fundamental na atividade turística, representando a arte e cultura de um local e de uma região, fomenta o empreendedorismo e a geração de renda. “Levar o trabalho de nossos artistas do artesanato para uma feira dessa dimensão é apresentar a todos dos rincões do nosso país, um pouco da nossa gente e sua cultura”.

A Feira Nacional de Artesanato é uma realização do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro Cape), ONG promotora do evento e braço do Mãos de Minas. Nos seus 31 anos de existência, a Feira Nacional sempre fez questão de ser uma grande escola e um local onde os visitantes possam conhecer a diversidade cultural, gastronômica e o país.

 

Jorn. Maria Cândida Sampaio

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar