WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

25/11/2020 - Uberaba será representada pela FCU na Feira Nacional de Artesanato em BH

A Fundação Cultural de Uberaba e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação se uniram para que Uberaba participe da 31ª Feira Nacional de Artesanato, que acontece de 1º a 6 de dezembro, no Expominas em  Belo Horizonte. Trata-se do mais importante evento do gênero no país e de acordo com os organizadores, possivelmente será o único que acontecerá em 2020 no Brasil, em razão da pandemia. Da região, além de Uberaba, somente participam Uberlândia, Araguari e Iturama.


Fátima Alves Mafra, diretora e gestora do Circuito Turístico Alta Mogiana afirma que o Ministério do Turismo e a Secretaria de Estado estão oportunizando aos circuitos turísticos mineiros um espaço para apresentar os produtos de suas regiões, pela primeira vez na Feira Nacional de Artesanato. “É um pouco de conhecimento aos visitantes do que existe e o que é o Brasil”, salientou.


O Circuito Turístico Alta Mogiana, portanto,  vai apresentar os produtos da região, a história, a cultura e a gastronomia na feira. “Esse evento vai levar os sabores e saberes da nossa gente, através dos produtos, demonstrando as potencialidades da região”, afirmou.


A diretora considera essa oportunidade única, onde serão apresentados os bordados , artes, esculturas e os trabalhos da Gastronomia que é muito forte.  Existe um interesse muito grande nos produtos do Geopark “Terra de Gigantes”, cuja Geoloja do complexo Santa Rita será inaugurado na próxima sexta-feira (27), sendo ansiosamente esperados na feira e deverão alcançar visibilidade nacional e até internacional.


Segundo ela, além do espaço físico maior entre os estandes com nove metros quadrados, que terá medidas rígidas de segurança sanitárias dentro do Minas Consciente, também vão acontecer vendas por meio virtual. “Então é um grande momento, um acontecimento único e nós estamos firmes na participação do evento. É o Triângulo Mineiro fazendo parte da história do Brasil”, concluiu.


Uberaba será representada no evento pela Fundação Cultural de Uberaba e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação em parceria. A chefe da Seção do Departamento de Cultura da FCU, Karina de Oliveira será a portadora dos produtos locais na Feira Nacional de Belo Horizonte.


“Essa feira tem uma visibilidade e uma importância muito grande para nossa cultura que será mostrada para o Brasil inteiro. Vamos representar as outras cidades do Triângulo Mineiro que infelizmente não puderam participar em razão da pandemia”, ressaltou.  Karina lembra que a intenção é ajudar os artesãos também a ter fonte de renda, uma vez que a pandemia impossibilitou a realização das feiras e exposições locais.


“Nós estaremos lá em nome de Uberaba, patrocinados pela FCU e mostrando nossa arte e cultura e, principalmente, com apoio do prefeito Paulo Piau e da primeira dama Heloísa, que sempre apoiaram a cultura local, acreditando no poder da arte como transformação humana”, disse.


A diretora de Turismo, Feiras e Eventos da Sedec, Maria Aparecida Basílio, lembra que o artesanato é fundamental na atividade turística, representando a arte e cultura de um local e de uma região, fomenta o empreendedorismo e a geração de renda. “Levar o trabalho de nossos artistas do artesanato para uma feira dessa dimensão é apresentar a todos dos rincões do nosso país, um pouco da nossa gente e sua cultura”.


A feira - De acordo com o site https://www.feiranacionaldeartesanato.com.br, neste ano, em virtude dos protocolos de saúde, haverá capacidade de pessoas simultâneas na feira de 6 mil (nos anos anteriores este número variava de 12.000 a 20.000 presentes). Por este motivo, foi ampliado o horário da feira, com início às 10h às 21h todos os dias. O visitante precisa se inscrever com antecedência devendo escolher o horário de visita.
A Feira Nacional de Artesanato é uma realização do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro Cape), ONG promotora do evento e braço do Mãos de Minas. Nos seus 31 anos de existência, a Feira Nacional sempre fez questão de ser uma grande escola e um local onde os visitantes possam conhecer a diversidade cultural e gastronômica e o pais.


Durante o evento os protocolos serão diferenciados em razão da pandemia, representando a região entre os 2 mil expositores, divididos em 600 stands. 

 

Jorn. Maria Cândida Sampaio

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar