WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

17/11/2020 - Bate papo da FCU trata de “Relação Homoafetiva do Povo Preto”

Como parte da programação do mês da Consciência Negra, a Fundação Cultural de Uberaba continua as atividades do “Novembro Negro”, por meio da Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e do Departamento de Cultura. Nesta quarta-feira (18), será apresentado o bate-papo virtual “LGBTQIA+: Relação HomoAfetiva do Povo Preto às 19h pelo endereço eletrônico: youtube.com/culturauberaba.

A roda de conversa, gravada no Teatro Municipal Vera Cruz, contou com a participação do bailarino, coreógrafo, professor e estudante de Nutrição, Bruno Goncosfer, da professora e neuropsicopedagoga Luciana Almeida de Moraes, e da presidente do Compir, Maria Abadia Viera da Cruz.

De acordo com a coordenadora do evento, Carmem Amâncio, colocar discussões como essa em pauta é uma ação importante para conhecer a realidade e buscar maneiras de combate ao racismo no dia a dia. “A Consciência Negra é uma data para marcar a luta do povo negro e também trazer para o debate questões pertinentes à comunidade preta LGBT”.

“É muito importante conversar sobre nossas relações homoafetivas, já que, na maioria das vezes, nós, enquanto minorias, somos ensinados a sofrer calados, normalizando atitudes e falas que nos causam dor”, afirma o bailarino Bruno Goncosfer.

A neuropsicopedagoga, Luciana Almeira, destaca o necessidade do tema. “Devemos sempre falar sobre pessoas negras e afetividade, não só no 20 de novembro. É uma forma de abrir a cabeça da sociedade e também construir um espaço de diálogo para que a comunidade LGBTQIA+ negra possa conversar sobre seus relacionamentos, suas dores, suas vontades e sobre seu cotidiano”.

O Novembro Negro tem como parceiros e apoiadores o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi Pontal), o Núcleo de Pesquisa em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Ações afirmativas (Nepere) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). 

Ainda durante a Semana da Consciência Negra, acontece nesta quarta-feira (18), das 9h às 11h, o Acolhimento Preto, com Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira, durante o V Congresso Étnico-Racial. As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.nepereneabipontal.com.br/vcongressoetnicoracial. Lembrando que a programação do Novembro Negro continua até o dia 27 de novembro.

 

Diandra Tomaz
Estagiária de Jornalismo – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar