WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

COMDEFU

09/11/2020 - Empossada a nova direção do Comdefu

O secretário de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Cury empossou, na última sexta-feira (6) os novos membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas Com Deficiência de Uberaba – Comdefu, para o mandato de dois anos. A cada mandato um segmento assume a Presidência, sendo que em 2020 é a vez dos representantes da sociedade civil assumir o posto. Desse modo, a coordenadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez – CAT, Arianne Palhares é a nova presidente, ficando a Vice-Presidência com a servidora da Seds, Keila Afonso Rezende.

 

De acordo com a vice, que estava à frente do Conselho na última gestão, o objetivo principal é mobilizar a sociedade civil, para que possam melhorar a inclusão da pessoa com deficiência, havendo a necessidade de criar políticas públicas acessíveis, para o cumprimento da Constituição e da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). “Nós estamos muito felizes por este conselho ter um número expressivo de participantes e iremos com certeza fazer a diferença nessa nova gestão”, salientou.

 

O Comdefu é um órgão deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador da política de inclusão social das pessoas com deficiência em Uberaba. Desse modo atua no desenvolvimento de políticas públicas para o segmento, inclusive acompanhando repasses e a aplicação dos recursos oriundos de iniciativa pública e privada, como do Fundo Municipal – Fumad.

 

Além disso, cabe ao Conselho fiscalizar e fomentar o desenvolvimento de programas para execução de diretrizes básicas da Política Municipal, voltada ao segmento, junto ao Poder Público.

 

A nova presidente Ariane Palhares pretende realizar um trabalho coletivo e participativo lembrando que Uberaba já possui políticas públicas para pessoas com deficiência, voltadas para a Educação. “O nosso objetivo é ampliar esse atendimento, para que as outras instituições públicas e privadas, fazendo valer o que já está previsto na nossa Constituição”, salientou.

 

Outro objetivo da nova gestão é também unir todas as instituições e representantes de pessoas com deficiência, pois o Conselho pretende não atuar somente como fiscalizador, mas, sobretudo como parceiro. Faz parte da nova abordagem a inclusão não só no contexto Educacional, mas também no que tange ao trabalho, dando oportunidade de emprego nas empresas locais. Isso inclui o treinamento dos funcionários também para receber a pessoa com deficiência no estabelecimento comercial. “É por isso que nós queremos trabalhar e acreditamos que é possível incluir a pessoa nos mais diversos aspectos”, concluiu. 

 

Jorn. Maria Cândida Sampaio

 
 
 

Outras Notícias: COMDEFU



Voltar