WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

COMDEFU

27/10/2020 - Live do Portas Abertas discute inclusão

Nesta quarta-feira (28) acontece mais uma live do Projeto Portas Abertas, com capacitação para profissionais da rede de proteção e público em geral. O tema é "Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Visual, Inclusão da Pessoa Negra e o Trabalho do Decedes”.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdefu), Keila Afonso Rezende Silva, mediadora da live, as palestrantes irão abordar a inclusão escolar e as principais dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência nesse espaço.

Outra abordagem é sobre o trabalho realizado pelo Departamento Central de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Decedes) da Secretaria Municipal de Administração (SAD), que segundo Keila, promove um amplo trabalho de inclusão de pessoas e profissionais dentro do equipamento público.

Segundo a presidente “será uma tarde enriquecedora no que diz respeito a diminuir a vulnerabilidade, a exclusão, garantindo que, através do respeito às pessoas sejam incluídas de forma digna e com qualidade, respeitando as suas individualidades e particularidades”.

Uma das palestrantes é a diretora da Escola do Instituto de Cegos do Brasil Central e professora da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Estadual Quintiliano Jardim, especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência Visual, Maria Emilia Santana Azevedo Oliveira.

 

A professora deverá colocar várias reflexões aos internautas que estarão acompanhando a live. Maria Emília considera fundamental que o profissional da Educação conheça esse aluno, como ele enxerga, se tem resíduo visual ou ausência total da visão. “Essas são informações muito necessárias para definirmos quais as estratégias pedagógicas serão adotadas com esse aluno, os recursos e tecnologias acessivas que utilizará e os atendimentos necessários para a sua reabilitação e promoção de sua aprendizagem”, aponta.

 

Ainda sobre esse tema outra convidada é a pedagoga Andreza Moreira Ferreira, especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência Visual. Atualmente é professora de Avaliação Funcional da Visão e Estimulação Visual do setor de Baixa Visão do Instituto de Cegos do Brasil Central.

 

Também vai falar de inclusão a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, professora Maria Abadia Vieira da Cruz que dedicou sua vida à Educação, sendo graduada em Ciências das Religiões e membro do Conselho Municipal da Educação, e do Conselho de Alimentação Escolar.

 

Adrianne Christianne Inês é chefe do Decedes e fará uma explanação sobre o trabalho realizado na Prefeitura de Uberaba na gestão de pessoas, bem como dos cursos disponibilizados aos servidores para promover a inclusão e oferecer atendimento de qualidade de toda à comunidade.

Em especial para a população surda, que requer atendimento especializado, a PMU já capacitou mais de 200 servidores na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), que atuam no atendimento ao público. “Esperamos que esses servidores possam compreender e se comunicar melhor com as pessoas que necessitam dessa linguagem”, salientou Adrianne.  

A transmissão remota acontece a partir das 13h pelo canal do YouTube do Portas Abertas www.youtube.com/c/ProjetoPortasAbertas , sempre com tradução em Libras. As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,50594 e estão abertas a toda a comunidade.

 

Jorn. Maria Cândida Sampaio

 
 
 

Outras Notícias: COMDEFU



Voltar