WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

COMDEFU

06/10/2020 - Live do 'Portas Abertas' trata de protagonismo da própria inclusão

Nesta quarta-feira (7), o Projeto Portas Abertas realiza mais uma live voltada para a comunidade sobre “Protagonismo: do respeito às diversidades e especialidades da pessoa com deficiência”. De acordo com secretária executiva e conselheira do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdefu), Keila Afonso Rezende Silva, a temática abordada vem ilustrando de forma prática e teórica, a importância de tornar a pessoa com deficiência protagonista de sua inclusão.

Foram convidadas para participar a psicóloga, especialista em terapia cognitivo-comportamental e coordenadora estadual da Casa de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Sedese, Juliana Cordeiro. Também será entrevistada a diretora da Escola para Surdos Dulce de Oliveira, Débora Lima Avelar, o bacharel em Educação Física e técnico da Seleção Brasileira de Bocha, Nivaldo Batista Vital. O programa conta ainda com a participação da especialista em educação especial inclusiva, Ana Teresa Braga Barbosa e da mestra em Educação, Silvia Regina Sidney.

Em que pese as lives terem sido uma alternativa para atingir o público, buscando amenizar o isolamento social das pessoas com deficiência, a experiência vem se destacando durante a pandemia. Keila Afonso garante que a experiência deu tão certo e, tem atingido cada vez mais pessoas, que “mesmo com o término da quarentena,  a modalidade de comunicação terá continuidade pelo canal no YouTube do Portas Abertas (https://www.youtube.com/c/ProjetoPortasAbertas), sempre com tradução em Libras. As inscrições podem ser feitas pelo site da Prefeitura de Uberaba, que conta com o apoio do Comdefu, Usina Santo Ângelo e da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub).

Essas lives estão sendo realizadas desde maio, sempre às quartas-feiras, para levar informação e orientação sobre inclusão durante a pandemia de Covid-19. Até esta terça-feira (6), o canal do Projeto no YouTube conta 5,11 mil inscritos, sendo que a transmissão sobre “Pessoa com Deficiência e o Benefício da Prestação Continuada”, na semana passada (29/09), somou 2,1 mil visualizações. O projeto é promovido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social/Departamento de Proteção Social Especial.

 

Segundo a chefe de Departamento de Proteção Social Especial da Seds, Cláudia Cristina Silva, a Pasta tem apostado nas mídias sociais para fortalecer a inclusão neste período de pandemia. Essa semana já teve mais uma live do ciclo de formação continuada, na segunda-feira (5), às 13 horas, para profissionais dos serviços de acolhimento institucional. O assunto abordado foi Assessoria jurídica – celebração de parcerias do poder público com o terceiro setor – gastos e prestações de contas.

 

As inscrições e a emissão de certificados para os participantes - após a realização de todas as lives do bloco - serão pelo site da Prefeitura. Os temas variam toda semana e sugestões são aceitas tanto pelo telefone 3312-7118, quanto pelo chat do canal do Projeto.

 

Jorn. Maria Cândida Sampaio

 
 
 

Outras Notícias: COMDEFU



Voltar