WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

05/11/2020 - Prefeitura entrega nova sede do Programa “Melhor em Casa”

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, entregou a nova sede do Programa “Melhor em Casa” nesta quinta-feira (05).  O novo espaço fica ao lado do Centro de Saúde Eurico Vilela, na rua Treze de Maio, 102, Centro. O prédio pertencia ao Estado e foi cedido para o Município, com a Secretaria de Saúde realizando o reparo e adequações estruturais com recursos próprios.

 

A primeira-dama, Heloísa Piau, representou o prefeito Paulo Piau na solenidade e ressaltou a importância desse atendimento para quem mais precisa. “Eu fiquei muito feliz, pois como foi dito, o ‘Melhor em Casa’ é para pessoas que não precisam ficar nas unidades, nas UPAs, podem ser atendidos em casa, com aplicação de remédio, fisioterapia”, ressaltou a primeira dama.

 

O secretário de Saúde, Iraci Neto, relatou o trabalho, com o prefeito Paulo Piau, para que o governo estadual cedesse a área que ao lado do Centro de Saúde Eurico Vilela e que estava desocupada havia alguns anos. “Pensando na qualidade da infraestrutura da saúde e do conforto dos profissionais, nós decidimos que aqui fosse uma sede própria do homecare do SUS, que é o Melhor em Casa, para que a equipe tenha como fazer as suas atividades administrativas, os preenchimentos de documentos e de evolução médicos, os prontuários dos pacientes de atendimento domiciliar com maior conforto”, apontou Iraci.

 

Melhor em Casa. O Programa tem como foco a ‘desospitalização’ e ‘desupalização’, segundo Francine Campoi Nolasco, gerente do Melhor em Casa. “Isto é evitar que aquele paciente permaneça no hospital desnecessariamente, ocupando um leito que pode ser ocupado por um paciente mais grave, ou que seja encaminhado da UPA para o hospital só por causa de uma medicação ou de um curativo de uma lesão, que pode ser feito em casa”, explica Francine.

 

São três equipes multiprofissionais, sendo cada equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeuta, e uma equipe de apoio, com nutricionista e assistente social. O programa funciona das 7 às 19 horas, de domingo a domingo.

 

O Melhor em Casa desenvolve ações de prevenção e promoção da saúde, bem como tratamento de doenças e reabilitação em domicílio, com garantia de continuidade dos cuidados, integradas às redes de atenção à saúde. São atendidos usuários encaminhados das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Regional, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o Hospital Mário Palmério, Beneficência Portuguesa, Hospital da Criança, além de ainda oferecer suporte as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no atendimento inicial de pacientes com alta hospitalar e apoio às regiões que não possuem cobertura pela estratégia de saúde da família.

 

Entre as ações desenvolvidas pelo programa, estão a administração de antibióticos em domicílio, curativos complexos, passagem de sonda vesical, avaliação e orientação nutricional, prescrição dietética, avaliação social e encaminhamento, fisioterapia motora e respiratória, avaliação e acompanhamento médico e de enfermagem. Mais informações ou orientações sobre o Programa, as pessoas poderão entrar em contato pelo telefone 3325-4790.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar