WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

18/08/2020 - Folia de Reis Estrela do Oriente promove live pela FCU

A Fundação Cultural de Uberaba realiza live com a Folia de Reis Estrela do Oriente nesta quarta-feira (19), às 19 horas, em seu canal no Youtube. A autarquia realiza, diariamente, transmissões com profissionais do setor cultural cadastrados no edital de artistas de 2019. As anteriores permanecem disponíveis na íntegra no Canal.

A proposta da live é levar para as residências uberabenses toda a religiosidade e fé dos Reis Magos, ofício que é passado de geração em geração desde o saudoso capitão Sebastião Mapuaba, cuja herança vem se fortalecendo nos dias atuais, mesmo a distância. Em Uberaba, a Folia de Reis Estrela do Oriente realiza, há quase 60 anos, seu tradicional festejo. O capitão da folia é João Violão. Em junho, a companhia arrecadou 784 litros de leite para instituições filantrópicas através de uma live realizada pela Fundação Cultural.

A Folia de Reis Estrela do Oriente faz parte das milhares de companhias cadastradas em Minas Gerais, estado com maior registro de grupos de foliões. Segundo pesquisa do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), Uberaba é a cidade mineira com maior número de companhias de reis, destacando-se com 106 grupos registrados no levantamento do estudo em 2017.

O Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais aprovou, também em 2017, o reconhecimento da Folia de Reis como patrimônio cultural imaterial do estado. A manifestação cultural e festiva, celebrada anualmente, ocorre geralmente em janeiro, marcando o aniversário da visita dos três reis magos ao recém-nascido Jesus Cristo.

A transmissão pode ser acessada no youtube.com/culturauberaba e tem início às 19 horas.

Diandra Tomaz
Estagiária de Jornalismo – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar