WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

05/08/2020 - Dia do Capoeirista é comemorado em live da Fundação Cultural

A Fundação Cultural de Uberaba promove live em comemoração ao Dia do Capoeirista nesta quinta-feira (6), às 19 horas, em seu canal no Youtube. Uma das expressões culturais brasileiras mais conhecidas no exterior, a data é celebrada no dia 03 de agosto desde o ano de 1985. A transmissão terá participação da Associação de Capoeira Ave Branca, com Mestre Preto e Mestre Robinho.

Criada por descendentes de povos escravizados africanos no século XVI, a capoeira traz uma mistura de música, dança e luta. As rodas consistem em uma combinação de movimentos e ritmos de danças africanas, golpes de arte marcial e a plasticidade de passos e acrobacias. O nome capoeira tem origem do local, onde escravos jogavam o ‘jogo’, que em tupi significa ‘mata que foi’.

Segundo o Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, a escolha do 3 de agosto para celebrar o Dia do Capoeirista é uma homenagem à criação da Lei nº 4.649, de 1985, do governo do estado de São Paulo, que instituiu oficialmente esta data como comemoração a todos os capoeiristas. No entanto, em nível nacional, ainda não existe uma lei que oficialize o Dia do Capoeirista no Brasil (projeto de lei sobre o tema está em tramitação no Congresso Nacional).

A roda de capoeira é registrada como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além disso, também é patrimônio imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A live acontece a partir das 19 horas no youtube.com/culturauberaba. As anteriores permanecem disponíveis na íntegra no Canal.

A autarquia realiza, diariamente, transmissões com profissionais do setor cultural cadastrados no edital de artistas. Informações sobre as lives estão nas redes sociais da Fundação Cultural: instagram.com/culturauberaba/ e facebook.com/culturauberaba.

 

Diandra Tomaz
Estagiária de Jornalismo – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar