WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

31/07/2020 - FCU realiza salvaguarda da Festa de Nossa Senhora da Abadia

A Fundação Cultural de Uberaba está realizando a salvaguarda da Festa de Nossa Senhora da Abadia. O objetivo é legitimar oficialmente a festa que foi registrada como patrimônio cultural de Uberaba na gestão do ex-presidente e vereador Ronaldo Amâncio. Nesse primeiro momento, o trabalho é realizado com registro a partir de fotografia e filmagens. A festa também será inserida dentro da Educação Patrimonial desenvolvida pela autarquia a partir do professor de história Gustavo Vaz.

Algumas medidas especiais foram tomadas para evitar a disseminação da Covid-19. De acordo com o Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto, em Uberaba, a igreja vai ficar aberta durante o dia porque não tem muita peregrinação. “Se começar a ter aglomeração vamos fechar para não ser um espaço de contaminação. Também vai acontecer as missas três vezes por dia a partir de amanhã. Estarei celebrando a abertura”. Dom Paulo também lembra que a Festa em Romaria não acontecerá também por causa da pandemia onde a igreja da Santa estará fechada para visitação entre dia primeiro de agosto até o dia 15.

O ex-presidente da FCU e vereador Ronaldo Amâncio afirma que o registro da festa vai além de um contexto religioso. “A festa é uma tradição cultural. Esse registro na minha gestão foi uma forma de homenagear os uberabenses e cuidar da história de cidade”.

Já o historiador responsável pela salvaguarda Gustavo Vaz explicou sobre as técnicas e porque a trabalho é desenvolvido pela FCU. “Nós temos que deixar claro todos os anos que essa festa é património e será levada aos circuitos de turismo e educação, agora de forma oficial porque foi registrada. Também, para a gente ter essa festa como patrimônio e legitimar a fé e devoção a Nossa Senhora da Abadia visto que a santa ‘tirou’ o título de Santo Antônio e São Sebastião devido a fé e devoção do uberabense”.

Futuramente a festa será colocada em guias turísticos e será inserida dentro do projeto Educação Patrimonial desenvolvido por Gustavo. Entre os dias 1º a 14 de agosto, serão realizados Santa Missa, Santo Terço e Ofício Divino todos os dias. A missas serão transmitidas pelo https://www.facebook.com/events/1161171010926425/.

 

Jorn. Izabel Durynek - Assessoria de Comunicação – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar