WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

29/07/2020 - Documentário sobre vivência LGBTQIA+ na cidade de Ituiutaba será lançado nesta quinta

O Curso Relações Étnico-Raciais e os parceiros da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural/Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial, Secretaria de Educação Municipal (Semed), Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Secretaria Regional de Ensino (SRE), Casa do Educador Professora Dedê Prais e Laboratório de Estudos de História Agrária e Movimentos Sociais - Lehams/UFTM, apoiam o lançamento do documentário 'ABALÔ: a cor das vozes LGBTQIA+ na cidade de Ituiutaba - MG'. O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi Pontal) e o Núcleo de Pesquisa em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Ações afirmativas (Nepere) promovem uma live nesta quinta-feira (30), às 19h, para lançar o material audiovisual, na página Neabi Pontal facebook.com/NEABiPONTAL/.

'ABALÔ: a cor das vozes LGBTQIA+ na cidade de Ituiutaba - MG' se estrutura como uma produção em vídeo que dissemina o diálogo sobre as diversas perspectivas de lugares de afetividade do contexto social da comunidade negra LGBTQI+ de Ituiutaba. Inicialmente, foi pensado na valorização da questão da quilombagem, dos negros e negras da região do Pontal.

O trailer do documentário está disponível no canal do Youtube da Neabi Pontal no link youtu.be/vX5re2nE1Ag. É uma realização do Neabi Pontal e Nepere, com apoio da Universidade Federal de Uberlândia por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Também são apoiadores da produção o Setor de Arte e Conteúdo (ARCO Produções) e a Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU).

O lançamento será feito online em razão da decisão do comitê de monitoramento a Covid-19 da Universidade Federal de Uberlândia, de 16 de março de 2020. A atividade 'estágio de vivência interdisciplinar', que compõe as atividades obrigatórias do curso de formação docente, acontecerá em formato virtual.

O estágio consiste na imersão dos cursistas em uma experiência viva da história e da cultura afro-brasileira em diálogo com os movimentos sociais, por meio da preparação, integração e vivência junto a uma comunidade LGBTQIA+. O objetivo da vivência é buscar a aproximação dos valores civilizatórios ancestrais negros, na expectativa de diversificar as possibilidades de visão de mundo baseado em um conhecimento diferenciado.

 

Diandra Tomaz
Estagiária de Jornalismo – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar