WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

22/07/2020 - FCU realiza live com Grupo de Moçambique Zumbi dos Palmares

O Grupo de Moçambique Zumbi dos Palmares estará na live desta quinta-feira (23), promovida da Fundação Cultural de Uberaba (FCU). A autarquia realiza, diariamente, lives com profissionais do setor cultural cadastrados no edital de artistas. A transmissão de Cultura Popular tem início às 19h, no canal do Youtube da FCU.

Os ternos de Congada e Moçambique são uma manifestação religiosa e folclórica de origem africana trazida pelos escravos, e que foram recriadas em território brasileiro. São cortejos com danças coletivas onde os participantes, cantando e dançando, representam, basicamente, três temas em seu enredo: a vida de São Benedito, o encontro de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas e a representação da luta de Carlos Magno contra as invasões Mouras.

O Terno de Moçambique Zumbi dos Palmares surgiu por conta de uma promessa. O capitão José Reinaldo e sua família eram dançadores de um terno e, em um 13 de maio (data em que se comemora a Abolição da Escravatura), já prontos para sair, sua filha Patrícia caiu de bicicleta e se machucou muito. Ele, então, pediu proteção a Nossa Senhora do Rosário e prometeu sair por sete anos. Após terminar o voto, José Reinaldo fundou o Moçambique Zumbi dos Palmares, que hoje é um dos grupos de Terno tradicionais de Uberaba.

A live com o Grupo de Moçambique Zumbi dos Palmares tem início às 19h, no Youtube da FCU: youtube.com/culturauberaba. Acompanhe mais informações sobre as transmissões nas redes sociais da Fundação Cultural: Instagram https://www.instagram.com/culturauberaba/ e facebook.com/culturauberaba.

 

Diandra Tomaz

Estagiária de Jornalismo – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar