WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

29/06/2020 - Terça-feira (30) marca 18 anos da morte de Chico Xavier

No ano em que o médium completaria 110 anos, Memorial que leva seu nome apresenta ação especial interativa

Francisco Cândido Xavier completaria 110 anos em 2020. Ele nasceu em Pedro Leopoldo, mas morou em Uberaba desde 1959 até a morte, em 30 junho de 2002. Até figura do médium mantém-se associada a mensagens de fé, amor e esperança, obras de caridade e divulgação da doutrina espírita mundo afora.

Chico é considerado um dos maiores médiuns da história, com  dedicação à psicografia. Expoente da doutrina espírita no Brasil, lançou mais de 400 livros espíritas e cedeu os direitos autorais de todas as obras para instituições de caridade. Chico Xavier foi indicado ao prêmio Nobel da Paz na década de 1980 e foi eleito O Maior Brasileiro de Todos os Tempos em 2012.

Para resgatar a memória do líder espírita, o Memorial Chico Xavier em Uberaba lançou o projeto "Sua história com Chico". O intuito é incentivar as pessoas a relatarem momentos especiais vivenciados com o líder espírita, seja a partir de experiência concreta ou de inspiração com livros e legado.

De acordo com o coordenador do Memorial, o museólogo Carlos Vitor de Souza, a ideia busca suscitar boas recordações e ensinamentos que partem da memória afetiva de cada um nesse momento de extrema reflexão. "Entendemos que parte da história de Chico Xavier já foi contada em filmes, livros e em diversos espaços que narram sua trajetória. Entretanto, outra parte da sua vida está guardada no coração daqueles que vivenciaram algum momento especial com ele, são essas memórias que queremos resgatar para homenageá-lo”, explicou.

Para participar, o interessado deve encaminhar vídeo ou foto relatando a história. O vídeo deve ser gravado na horizontal, começando pela identificação do autor com nome completo e a cidade de onde está falando. As fotos devem ser encaminhadas com texto explicativo do registro.

O material pode ser enviado pelo e-mail suahistoriacomchico@gmail.com ou pelo Whatsapp institucional (34) 3338-3091. Os vídeos e fotos recebidos serão divulgados nas redes sociais da Fundação Cultural de Uberaba (FCU) e inseridos no acervo do Memorial Chico Xavier, podendo, futuramente, fazer parte das exposições do local. O envio de registros funciona com o consentimento para publicações tanto nas redes sociais quanto em eventos e exposições realizadas no museu.

 

Jorn. Izabel Durynek

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar