WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

26/06/2020 - Centenário de Sebastião Mapuaba é tema de vídeo da Fundação Cultural

A Fundação Cultural de Uberaba (FCU) lançou nesta quinta-feira (25) o vídeo "100 anos de Sebastião Mapuaba" para homenagear o centenário do folclorista. O material destaca sua contribuição cultural para Uberaba. No dia 20 de junho passado ele completaria 100 anos de vida.

Folclorista e atuante nas lutas para manter as tradições africanas, afrobrasileiras e a cultura em Uberaba, Sebastião Mapuaba fundou as companhias de Folia de Reis Estrela do Oriente e a São Sebastião. Também foi capitão do Terno de Congo Minas Brasil, herdado de seu avô, Vicente Luiz dos Santos, conhecido como Vicente Mapuaba.

Sebastião era filho de João Luiz do Santos, o João Mapuaba. De linhagem de grandes nomes das tradições afro, deixou seu legado na construção da história da cidade. O primeiro registro fotográfico do Minas Brasil foi em 1906. A família até hoje mantém a tradição.

As Folias de Reis do Oriente e  de São Sebastião saem às ruas todos os anos para celebrar o nascimento de Cristo. O Terno de Congo Minas Brasil, pela primeira vez na história, não saiu às ruas neste ano em razão da pandemia da Covid-19. As comemorações foram feitas nas residências dos seus integrantes.

O vídeo ressalta que os filhos e netos de Sebastião Mapuaba agradecem pelo tesouro deixado pelo patriarca.

O audiovisual está disponível nas redes sociais da Fundação Cultural de Uberaba: facebook.com/culturauberaba e Instagram https://www.instagram.com/culturauberaba e no youtube.com/culturauberaba, bem como sendo distribuído pelo WhatsApp.

Diandra Tomaz – Estagiária de Jornalismo FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar