Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Fundação Cultural

18/06/2020 - Obra do Memorial Chico Xavier recebe visita técnica

O Memorial Chico Xavier está em obras e fechado para visitação desde o início de março. Na manhã desta quinta-feira (18) o local passou por visita técnica da presidente da Fundação Cultural de Uberaba, autarquia responsável pelo espaço, Jaine Basílio.Ela se mostra otimista diante a revitalização considerando “muito grande o seu significado para a cultura uberabense”.

Para o coordenador de museus de Uberaba, Carlos Vitor Silveira de Souza, as obras corretivas são fundamentais para a manutenção do prédio, melhor acolhimento dos visitantes e preservação do acervo. “Todos esses esforços para sanar esses problemas relativos a infiltrações são válidos para futuramente receber novas estruturas e eventos”, completou.

O acompanhamento da revitalização está sendo feito pelo engenheiro civil e responsável técnico pelas obras patrimoniais de FCU, Fauze Frange Abrahão. Conforme ele, todos os procedimentos necessários para extinguir os problemas da estrutura estão sendo adotados. “As obras vão do pátio ao telhado. Agora, há escoamento de água no pátio onde funciona o estacionamento, faltando apenas a colocação das grades. Na parte superior da grade paralela à avenida João XXIII onde há um talude será construído muro de arrimo para novo jardim. O telhado também por adequações, já que em função da quantidade de folhas e inclinação menor do que o normal, tornou-se muito complicada a preservação interna. O projeto revê redimensionar o telhado preservando a parte arquitetônica. Todo telhado será trocado”, esmiuçou.

Fauze continuou: “Também haverá recuperação no escoamento de água na entrada do Memorial para não ocorrer alagamento e drenagem nas partes externas. Hoje não há lugar para escoamento e ocorrem as infiltrações internas. A galeria do Chico também estava comprometida por falta de escoamento de água”. De acordo com o engenheiro, a estrutura de policarbonato receberá atenção especial. “Essa estrutura está empenada. Será desempenada e receberá um reforço estrutural”. 

Por causa da pandemia da Covid – 19, a obras ofrerá atraso na entrega inicialmente programada para julho, mas conforme o engenheiro, sem ajustes financeiros. A responsável pela obra de correções e reparos na estrutura física do Memorial é a Yannis Construtora e Serviços de Limpeza Urbana Eireli, que venceu a licitação com o valor de R$ 198.604,50.

 

Jorn. Izabel Durynek

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub