WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

04/06/2020 - Vídeo produzido pela Fundação Cultural é utilizado em aula online de história

O audiovisual focado em educação patrimonial chamou a atenção de professora do Colégio Marista

 

O projeto Educação Patrimonial, da Fundação Cultural de Uberaba, tem como proposta levar conhecimento sobre a história da Cidade e seus pontos culturais. Devido à pandemia da Covid-19, esse processo começou a ser desenvolvido de forma online.  A primeira experiência chamou a atenção da educadora Odiléia Borges. Agora o vídeo está sendo usado em aulas online para alunos do 7º ano no Colégio Marista Diocesano, instituição privada de ensino.

O vídeo apresenta o histórico da igreja Santa Rita, fala sobre o hip-hop e as rimas de música, além de outras referências culturais presentes na Cidade, como as folias de Reis.

A presidente da Fundação Cultural de Uberaba Jaine Basílio comemora o fato. “Fantástico! Isso demonstra que o nosso trabalho tem alcançado os objetivos principalmente quando está sendo usados no processo educacional de escolas particulares. Os trabalhos online ampliam o alcance da cultura”, comentou.

A educadora licenciada em história Odiléia Borges, conta que o vídeo lhe chamou a atenção porque começa falando sobre alfabetização e patrimônios culturais. “É o que eu trabalho no colégio. Eu usei o vídeo como contextualização, como complemento do que eu estou trabalhando em sala de aula. Foi um fechamento do conteúdo sobre educação patrimonial e sobre os patrimônios de Uberaba. Eu entrei falando sobre a igreja Santa Rita, fiz um vídeo com os patrimônios mais importantes. Então, quando eu vi o vídeo, pensei: ‘Nossa, que legal. Vai ser uma conclusão do trabalho que eu estou fazendo com os meninos’”.

O professor e historiador Gustavo Vaz, integrante da equipe da Educação Patrimonial, acredita que neste momento, levar a cultura, através do patrimônio cultural para as casas dos alunos e sinal de sensibilidade histórica. “Esse é um dos desafios do conceito de educação patrimonial, um instrumento e uma metodologia de conhecimento da cultura, que incentiva a leitura do mundo que nos cerca de nossas relações com o Município”, observou.

O vídeo está disponível nas redes sociais da Fundação Cultural de Uberaba: facebook.com/culturauberaba e Instagram @culturauberaba.

Jorn. Izabel Durynek

Assessora de Comunicação – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar