WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

18/05/2020 - Fundação Cultural comemora Dia do Museu com vídeo sobre acervo da Igreja Santa Rita

O Dia Internacional do Museu é comemorado em 18 de maio. Para celebrar a data em meio à pandemia da Covid-19, a Fundação Cultural produziu uma mostra virtual em vídeo que apresenta os acervos mais representativos do Museu de Arte Sacra (MAS), instalado na Igreja Santa Rita. A proposta é divulgar as obras mais emblemáticas, a história por trás de cada uma delas e o universo da arte sacra.

O vídeo aborda as características e peculiaridades de nove peças, entre esculturas, relíquias e pinturas. Entre elas, a escultura de Santa Rita de Cássia, a pia batismal em pedra-sabão da formação original da Igreja Santa Rita, o conjunto de relíquias, os Anjos Tocheiros, a pintura da Igreja Nossa Senhora do Rosário e o confessionário do século XIX.

 “É uma ocasião em que museus do mundo todo celebram com atividades culturais e exposições artísticas. A temática desse ano é ‘Museus para Igualdade, Diversidade e Inclusão’. Devido à pandemia, todas as atividades presenciais foram suspensas, mas a Fundação Cultural preparou a mostra virtual”, explica o chefe de Departamento de Museus, Carlos Victor Silveira de Souza.

A Igreja Santa Rita foi construída na segunda metade do século XIX por iniciativa do procurador da Câmara Municipal, Cândido Justiniano da Lira Gama. Em 1939 foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Atualmente é mantida e administrada pela Fundação Cultural de Uberaba. Segundo gama, o templo onde funciona o Museu de Arte Sacra (MAS) retrata a história da igreja católica no Triângulo Mineiro com peças únicas e raras em seu acervo.

A arte sacra é um tipo de manifestação artística que retrata a religiosidade e a devoção. Esse estilo conta com representações divinas, abrangendo vários campos, como a pintura, a escultura, os mosaicos e a arquitetura. O vídeo produzido pela FCU mostra que a arte sacra envolve também outros gêneros de ornamentações sagradas, como artefatos e vestimentas. A produção está disponível nas redes sociais da Fundação Cultural de Uberaba: Facebook.com/culturauberaba e Instagram @culturauberaba.

 

Diandra Tomaz – estagiária de Jornalismo da FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar