WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

09/05/2020 - Semana de 13 de maio inicia com lançamento de vídeo pela FCU

Para comemorar o 13 de maio em período de isolamento social, a Fundação Cultural de Uberaba lança nesta segunda-feira (11) uma série de vídeos nas suas redes sociais, para levar aos internautas a cultura afro de nossa cidade. Serão cinco vídeos contanto a história e o propósito das comemorações. 

O primeiro apresentará o 13 de maio de forma resumida de como surgiu. De acordo com a presidente da Fundação Cultural Jaine Basílio é uma forma de dar continuidade aos trabalhos culturais. “Nós não poderíamos deixar uma data tão importante sem as comemorações merecidas. Por ser uma mulher negra, acredito que comemorar a abolição da escravatura mesmo que online, por causa da pandemia, valoriza a cultura afro de Uberaba que inclusive é registrada como patrimônio imaterial”. 


A coordenadora de Cultura e Assuntos Afros, Elisabete Cardoso, lamenta a falta de comemoração mas acredita que levar a história de forma online pode trazer benefícios. “Geralmente os participantes são os evolvidos no processo, principalmente os descendentes, pois os festejos são passados de geração em geração. Dessa vez, vamos explicar e mostrar os motivos das comemorações e suas finalidades na internet onde mais pessoas poderão conhecer essa tradição”.


Já o representante da Câmara de Comércio Brasil/Moçambique, liderança da cultura afro em Uberaba, Sinfrônio José da Silva Junior, falou sobre o desenvolvimento do Brasil e de Uberaba a partir da chegada dos negros. “O 13 de maio está no coração de todas as pessoas envolvidas e registrado nos anais da história do Brasil. Foram 400 anos de escravidão de puro sofrimento. Negros que vieram em situação desumana para o país. Nós construímos o Brasil. A participação dos negros na construção de Uberaba foi protuberante nesses 200 anos. Nós temos uma folha de serviço prestada a Uberaba muito rica e enobrecedora. Uma delas é o Congado que encanta e abrilhanta os 13 de maio. Estamos com o coração doendo, mas estamos agradecendo a Deus porque o nosso povo não foi contaminado com a Covid-19. A iniciativa da Fundação é muito importante porque vai virtualmente levar a nossa mensagem. Isso vai trazer um acalento muito grande aos participantes de 13 maio”, terminou. 
Os vídeos estarão disponíveis nas redes sociais facebook/culturauberaba e Instagram @culturaubera. 

Jorn. Izabel Durynek 
Assessoria de Comunicação – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar