WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

06/05/2020 - Inscrições abertas para a edição virtual do III Seminário da Congada

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural é parceira do III Seminário da Congada promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação para as Relações Étnico-raciais e Ações Afirmativas (Nepere) e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Pontal (NEABi). Devido às medidas de isolamento social provocadas pela Covid-19, o seminário será realizado no formato virtual neste ano. Qualquer pessoa pode se inscrever e participar gratuitamente. As inscrições encerram no domingo, dia 16 de maio, e podem ser feitas pelo link: nepereneabipontal.com.br/inscricao-iii-sem-da-congada.

O seminário refere-se à atividade da congada mineira, mais particularmente da congada de Minas Gerais, como expressão cultural que marca de forma identitária o Estado. Nessa perspectiva, a congada extrapola o sentido religioso da festa, mas revela a sua abrangência em diversas áreas das artes. A congada passa a ser entendida como uma mistura de fé, dança, música, corporeidade, mas também como um processo de herança da tradição e formação identitária. O seminário concentrará o debate sobre a congada na perspectiva de que essa temática seja observada na implementação da Lei 10.639/03.

A proposta é socializar os conhecimentos sobre a congada para demonstrar o potencial de resistência e preservação de saberes ancestrais da população negra. Também é uma iniciativa que fortalece as ações de implementação da Lei 10.639/03 na educação básica e na universidade. O seminário tem a coordenação da Professora Dra. Luciane Ribeiro Dias Gonçalves e Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira.  

Confira o cronograma

Abertura - 17/05 - 5 horas

Módulo 1 – 18 a 24/05 - 10 horas

Módulo 2 – 25/05 a 30/05 - 10 horas 

Módulo 3 – 01/06 a 07/06 - 5 horas

 

A abertura será no domingo, dia 17 de maio, com uma live do Terno Congo Camisa Verde. As pessoas que já estão inscritas no curso online de Formação em Educação para as Relações Étnico-Raciais já estão automaticamente inscritas no III Seminário da Congada. 

 

Diandra Tomaz - Estagiária de Jornalismo da FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar