WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

22/04/2020 - História de Uberaba retratada em cartoons agora em versão digital

 A Fundação Cultural de Uberaba lança a versão digital da exposição ‘Uberaba 200 anos: em traços e cores’ de Alberto Henrique Sousa, que expôs na Galeria de Arte Raquel Machado na primeira quinzena de março. O trabalho é digital, feito no estilo de histórias em quadrinhos e apresenta elementos da narrativa histórica de Uberaba. O objetivo é expandir a cultura através das redes de internet.

O artista explica que a dinâmica do projeto foi em duas etapas: “Escolhi alguns pontos principais da cidade e fiz um trabalho in loco para observar e tentar captar aquele momento, combinando passado e presente”. A segunda etapa foi a de pesquisa histórica para entender as origens de cada espaço que entraria no produto final.

O artista revela suas descobertas sobre Uberaba durante a produção, "Pesquisei bastante e levei isso para história em quadrinho. Fiz um mapa em forma de cartoon mostrando as Sete Colinas de Uberaba e onde elas estão". A exposição também aborda a relação de Major Eustáquio com a cidade de Uberaba e a história da Maria Fumaça.

A coordenadora da galeria, Karina de Oliveira, enfatizou que a Galeria Virtual Raquel Machado vem dar visibilidade a arte e cultura uberabense. “Se olharmos para o lado positivo em ter essas exposições de forma digital, além de ser necessária pelo momento, é também um jeito de multiplicar a cultura. A internet faz com que essas exposições cheguem ao maior número de pessoas e isso não aconteceria se estivesse apenas na galeria física, pois muitos de nós ainda não temos o hábito de visitar espaços culturais, como as galerias de arte”.

O vídeo exposição estará disponível a partir de amanhã às 11h nas redes sociais da FCU: Facebook/culturauberaba e Instagram @culturauberaba além de disponibilizado no WhatsApp.  Alberto Henrique Sousa é formado em Sistemas de Informação. Também é especializado em desenho artístico, desenho de cartoon e histórias em quadrinhos pela Escola de Desenho Visuart, de São Paulo.

Jorn. Izabel Durynek

Assessoria de Comunicação – FCU

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar